Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSO 3

A mestiçagem racial que originou a sociedade brasileira por meio do encontro de indígenas, negros africanos e europeus, faz com que esta sociedade seja democrática racialmente? Por quê?

Infelizmente não, no Brasil, apesar de ter diversas culturas e povos ainda existe muito preconceito contra negros, as pessoas são descriminadas pela sua cor, sua religião e por seus costumes.
ACultura Brasileira
A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. É notório que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, deraiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: são diferentes etnias, porém, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade lingüística e religiosa é um fato raro para um país imenso como o Brasil. Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influênciasprofundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuiçãodesses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana. Quanto mais a sul do Brasil nos dirigimos, mais europeizada a cultura se torna. No Sul do país asinfluências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na culinária, na música, nos hábitos e na aparência física das pessoas. Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.











Heróis brasileiros


[pic]Soldados sobreviventes do terremoto no Haiti foram consideradosheróis no retorno ao Brasil e os que não voltaram também foram proclamados heróis por representarem o Brasil ajudando outro país pobre.


[pic]Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro metalúrgico, ser eleito presidente do Brasil e alcançou uma popularidade tão alta e uma aprovação jamais esperada, homem de origem pobre conseguiu manter a economia do país equilibrada na crise de 2008.



[pic]O Fatode Airton Senna, sempre que terminava uma disputa, carregar a bandeira brasileira tornou-o um modelo importante de patriotismo, de amor á pátria, além de outras qualidades que o tornaram herói, portanto modelo de comportamento positivamente aceito pela sociedade brasileira.





Introdução
Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além deestabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos elocalidades oficiais.

SÍMBOLOS NACIONAIS BRASILEIROS
BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.

[pic]

ARMAS NACIONAIS: No centro há um escudo circular...
tracking img