Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carta – Meus Romanos
São Paulo, 15 de junho de 2011.

Querida Melissa,

Como você está?
Por aqui está tudo maravilhoso, apesar do frio... só falta nevar, risos! Tenho inúmeras novidades paralhe contar, começando pela compra do meu novo apartamento... estou tão feliz, que parece um sonho! Estou ansiosa para começar a mobiliá-lo, mas confesso que dá um friozinho na barriga, risos! Quandovocê voltar, vamos combinar de tomar um café... aproveito e lhe mostro todos os detalhes e você me mostra todas as fotos e me conta todas as novidades dessa experiência maravilhosa!!
Esses dias melembrei de você. Estava lendo um livro que a professora da faculdade nos passou, chama-se: “Os Meus Romanos: alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil”, de Ina Von Bizer, e me dei conta quevocê está passando por uma história parecida. É um livro bastante interessante e tenho certeza de que você irá gostar. Conta a história de uma educadora alemã que veio para o Brasil, em meados do séculoXIX, com o intuito de educar. Entretanto, ao chegar ao Brasil, ela se depara com diversos problemas, principalmente com o de adaptação. Lembro-me que você comentou, quando chegou aí no Canadá, que oseu maior problema foi o de adaptação. Incrível nós pensarmos como a personagem do livro né? Apesar de ela fazer algumas considerações sobre os problemas de escravidão e das condições de vida não sódos professores, mas também da sociedade aqui do Brasil naquela época, sempre que vamos conhecer outros lugares, começamos a comparar aquilo que gostamos e o que desgostamos em relação ao modo de vidade tal país e o nosso próprio modo de vida. Conhecer a cultura do outro exige muito mais um distanciamento da nossa própria cultura né?
Com o passar do livro, fui percebendo que ela não apenascriticava, mas também se encantava com a beleza brasileira. Todos esses comentários e desabafos, ela escreve para sua amiga que continua morando no seu país de origem, exatamente parecido com o que nós...
tracking img