Modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução
Neste presente trabalho iremos falar da modelagem dando-nos a conhecer os materiais moldaveis e as suas proprias tecnicas, tambem falar um pouco do barro e do gesso sendo um dos materiais moldaveis. Para uma melhor compreensão abaixo estará apresentado trabalho.

2- Moldagem
Moldagem é o processo mecânico onde são obtidas peças utilizando matéria-prima não sólida. Estapode estar em formato líquido, de pó ou de argila. Quando a matéria-prima é um pó, a solidificação pode ser feita através da adição de um líquido aglomerante ou por aquecimento. Nos outros casos, o enrijecimento pode acontecer pelo simples contato com o ar.
2.1- Materiais Moldaveis
* Papel-machê
* Materiais refratários
* Parafinas, ceras
* Gelatina a base de ágar-ágar
*Alginato- Trata-se de um produto derivado de algas marinhas.
* Borrachas de silicone
* Resina acrílica odontológica- serve na fabricação bases de dentadura, próteses e peças auxiliares.
* Resinas epoxy- formam peças plásticas com características que podemb ir desde a flexibilidade até uma dureza notável
* Resina poliéster- É a resina mais usada na fabricação de peças laminadas
*Gesso
* Argila
* Barro

2.2- Tecnicas de Modelagem
As técnicas de transformação que se utilizam na modelação  a partir de sólidos geométricos são:
* Repuxagem- Processo de conformação pelo qual um disco em chapa é apertado pelo centro, entre um mandril solidário com a árvore do torno e um encostador ligado ao contraponto, fazendo com que o conjunto gire. Simultaneamente,com uma ferramenta adequada, a chapa é deformada contra o mandril.
* ligação de peças
* Fundição- conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, consequente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação.
* Modelagem - significa dar forma a qualquer material, modificando-o de modo a que venha a apresentar, depois de trabalhado, o aspecto que queremos.
3- Origem e Propriedades de Barro e Gesso
* Origem do Barro
A crosta terrestre - Litosfera - é em grande parte constituída por argila, encontrando-se esta a uma profundidade não superior a 10 metros.

* Propriedades do Barro
Plasticidade, é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de uma certaquantidade de água e de um tratamento que se chama, amassar.
Resistência, é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois a cozedura, sem deformações do seu aspecto.
Impermeabilidade, é a propriedade que as argilas adquirem após a cozedura, de não absorver qualquer líquido que a venha a disolver.
Sonoridade, é a propriedade que as argilas tem de após a cozedura de emitir sons, mediantebatimentos com alguma força.

* Origem do Gesso
O gesso tem origem em rochas sedimentares encontrando-se em zonas alagonares resultado da evaporação da água do mar com diferentes graus de pureza que pode ser identificado pela sua coloração desde o cristalino, branco, cinza ou outras e designa-se quimicamente por sulfato de cálcio bi-hidratado devido á existência em estado natural de duasmoléculas de água – CaSO4 2 H2O.
* Propriedades do Gesso
O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, num
processo exotérmico, formando um produto, não hidráulico e rijo.
A produção do gesso se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares. O minério de gesso (gipsita), formado entre 100 e 200 milhões de anos atrás,está presente em grande parte da superfície terrestre. Sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interferência na superfície. As fábricas de chapas de gesso e outros derivados da gipsita são instalações limpas, que somente liberam vapor d'água na atmosfera.
Alternativamente, o gesso pode ser produzido pela reciclagem do fosfogesso ou do gesso químico produzido pela desulfurização de...
tracking img