[pic]






Escola Estadual Dom Bosco
Corumbá, 11 de Maio de 2012.

Aluna: Juliane
2º ano “A”





Introdução

Elaborando a pesquisa em cima do assunto A sociedade capitalista e as classes sociais, venho apresentando diversos fatores de como isso ocorre, a função do capitalismo em relação a formação dessas classes e o que elas definem.

Qual o peso dessas classes na sociedade e o que elas influenciam, quando elas surgiram e o motivo de seu surgimento, tendo assim uma clara noção em relação ao conteúdo elaborado.








































A sociedade capitalista e as classes sociaisA estrutura social da sociedade capitalista está dividida em classes. A apropriação econômica é o principal definidor da estratificação social. Outras distinções oriundas de diferenciações de religião, de ocupação, de hereditariedade, entre outras, são secundárias se comparadas à distinção econômica.

Diferença entre classes e outros tipos de estratos:

- Classes não são estabelecidas por providências legais ou religiosas.
- Não se baseia em posição herdada (como nos estamentos ou castas). As pessoas podem ascender ao topo da pirâmide social sem pertencer a uma família considerada tradicional.
- Não existe restrição formal quanto ao casamentointerclasse.
- A mobilidade social é maior (mesmo com dificuldades, a classe pode ser conquistada).
- No sistema de classes os fatores econômicos preponderam sobre todos os outros.
- As desigualdades se expressam na diferença de trabalho e arrecadação de cada um.

A hierarquia na sociedade capitalista está determinada pela posição que o indivíduo ou grupo ocupa na produção e no mercado, ou ainda considerando a capacidade de consumo. Se ocupar posição importante no mercado, automaticamente ocuparei posição importante na sociedade.

Normalmente se divide os indivíduos em classes de acordo com a capacidade de consumo: ex: classe alta, média e baixa; classe [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Trabalhos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalhos/252256.html

MLA

"Trabalhos" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalhos/252256.html>.

MLA 7

"Trabalhos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalhos/252256.html>.

CHICAGO

"Trabalhos." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalhos/252256.html.