Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL
INDIVIDUAL

Introdução

Tempos atrás quando havia uma crise numa empresa ela permanecia incubada por meses, até mesmo anos, sem que ela implicasse na ruptura das atividades, na falência da empresa.Mas os tempos são outros, e hoje, as metas precisam ser cumpridas, a inovação continua sendo uma fortenecessidade das organizações e projetos devem ser desenvolvidos ainda que com recursos escassos. Produzir mais com menos praticamente se transformou em um mantra no mundo dos negócios e a busca por melhores resultados desconhece cenários de incertezas econômicas.Para atingir estes objetivos, muitos gestores passaram a voltar sua atenção para o ambiente interno das empresas e isto significareposicionar um de seus setores mais estratégicos: o RH.O RH deve motivar os funcionários a responderem de forma efetiva às modificações no ambiente organizacional e hoje tem que se dar toda e qualquer importância a capacitação de talentos, promovendo o desenvolvimento de líderes, motivando as equipes e estimulando as inovações. A missão do RH é árdua e as características consideradas deficientes encontradasnos profissionais responsáveis por planejarem e executarem projetos estão: a comunicação, o gerenciamento de conflitos, a integração, a liderança e a iniciativa. O maior desafio do setor de RH e executivos durante uma crise é evitar que a insegurança dos funcionários se transformem em desespero.“É imperativo prepararmos as pessoas para atuarem em ambientes de mudança. Elas podem promovertransformações nas empresas, nos processos de capacitação ou até mesmo influir para um novo cenário econômico”. (Maria Vitória Dias - diretora executiva da Santa Bárbara Engenharia). |

ANÁLISE SWOT
Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). 

A Orion Equipamentos Elétricos é uma empresa dedicada em trazer novidades ao mercado que se dispõe a atuarno mercado nacional. Para que a empresa esteja em permanente desenvolvimento, a mesma fica em constante análise do ambiente interno, melhorando seus pontos fracos e visa continuar o desenvolvimento de seus pontos fortes. Busca também dentro do ambiente externo a identificação de oportunidades e ameaças.  

1. AMBIENTE INTERNO
Conforme Oliveira (2004, p. 101) o diagnóstico do ambiente interno daempresa tem por finalidade colocar em evidência as deficiências (fraquezas) e as qualidades (forças) da organização.

Pontos Fortes
Segundo Oliveira (2004, p. 89), pontos fortes são vantagens estruturais controláveis pela empresa que favorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente. No caso da Orion Equipamentos Eletrônicos, foi identificadaa existência dos seguintes pontos fortes:a)Qualidade nos produtos;
b)Inovação;
c)Credibilidade;
d)Cumprimento de prazos de entrega dos produtos;
e)Acabamento de alta qualidade;
f)Solidez financeira;

Pontos Fracos
Conforme Oliveira (2004, p. 89), os pontos fracos são desvantagens estruturais (variáveis internas) controláveis pela empresa que a desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente. Os pontos fracosidentificados foram:
a)Falta de preparação para desenvolvimento de projetos de novos produtos;
b)Não se identifica foco em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;
c)Informalidade em processos, o que gera falta de padrão;
d)Ausência de setor de recursos humanos;
e)Falta de profissionalismo por se tratar de empresa de gestão familiar.

2.  AMBIENTE EXTERNO

No ambiente externo da empresapodem-se apresentar grandes oportunidades de negócios, bem como ameaças que podem afetar diretamente o desempenho da mesma frente ao mercado.
Segue relação desse ambiente percebido em relação à Orion:

Ameaças
a)Variação da taxa de câmbio alta;
b)Surgimento de novos concorrentes da China com preços competitivos;
c)Concorrência local em constante atualização, com forte investimento em pesquisa e...
tracking img