Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cite os fatores políticos e econômicos que levaram a Igreja Católica a ser questionada.

Muitos monarcas usavam a religião para se tornarem fortes politicamente, já os papas, afirmavam que a Igrejaalém de deter o poder espiritual, possuía autoridade sobre a política. Segundo os papas os reis só podiam governar com a autorização deles. Em questão econômica, a Igreja era detentora de um enormeimpério econômico, possuía muitos bens, terras, riquezas.

1. Quais os motivos que levaram integrantes do Clero Católico a serem criticados em relação a sua postura moral?

O dinheiro recolhidopela Igreja em forma de dízimo era usado para sustentar a igreja paroquial. Papas tornaram-se grandes mecenas, patrocinando as artes na Itália com o dinheiro arrecadado dos cristãos do norte daEuropa. A Igreja estava vendendo indulgências falsas para os cristãos em troca do perdão dos pecados. O Clero Católico vivia no luxo às custas do dízimo e das vendas de indulgências pagadas pelos cristãos.2. Conhecendo a realidade social, política e econômica da Alemanha do século XVI, explique por que as teses de Lutero receberam amplo apoio dos príncipes governantes.

Os príncipes locaisambicionavam tomar posse das propriedades da Igreja, pois, dessa forma, poderiam reduzir o poder e a influência do papa e do imperador sobre os seus domínios, assim como a enorme carga de impostos aosquais eram submetidos.

3. Explique os motivos pelos quais Lutero era contrário a venda de indulgências e ao pagamento do dízimo.

Lutero defendia a tese que ficou conhecida como “A doutrina dasalvação pela fé’ – somente a fé em Deus torna possível a salvação do cristão, pois ela é uma graça concedida aos homens por Deus; não é por meio de suas ações ou pela compra de indulgências que ocristão será salvo”. Somente pelo intermédio da leitura da Bíblia, o cristão conseguirá encontrar o significado da fé e de sua vida na Terra.

4. De que maneira a invenção da imprensa por Gutenberg...
tracking img