Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira corrente do direito positivo nasce a partir da escola Exegese:
Concretiza-se com o código francês do napoleônico, em 1804 o modelo espalha-se pela Europa. Alemanha: escola pondectismo;Inglaterra: Escola analítica. Propunha a aplicação da lei e sua interpretação, bem como a do caso concreto; a lei era inflexível, não podia ser alterada nem citada. O código era a verdade absoluta. Naaplicação o único resultado possível era a confirmação da lei. Desaparece o direito natural dando lugar ao positivo.
Historicismo casuístico: Corrente desenvolvida em oposição ao empirismo exegético nofinal do século 19. Buscava a interpretação pela evolução histórica do direito em relação ao caso concreto. Teve em Savigny seu grande percussor que esteve em Puchta. Seu sucessor, o responsável pelaruína da corrente; esta permitia, após a interpretação científica a desconfirmação da lei. Como resultado da ciência, oportunizava-se a alteração e a criação da lei.

QUESTÕES SOBRE HISTORICISMOCASUÍSTICO

1) A escola histórica do direito é fortemente influenciada por jusfilósofos , cite quais são esses pensadores.
A escola histórica do direito é representada, pelos jusfilósofos alemãesGustav Hugo, Friedrich Carl Von Savigny e Georg Friedrich Puchta.

2)Em relação à ciência jurídica, o que propos Gustav Hugo, e qual a conseqüência direita para essa ciência?

Gustav Hugo, em seusestudos, rejeitou a moderna teoria jusnaturalista como istema de princípios morais e racionais, estabelecendo as bases para uma revisão do racionalismo histórico do direito natural, ao desenvolver, deforma metódica, uma nova sistemática da ciência jurídica. Para ele, o direito natural nada mais seria do que o direito positivo universal ou o jus gentium do direito romano, direito comum a todos ospovos, constituído pela razão natural, do qual o jus civil e ou direito natural é um desenvolvimento histórico particularizado.
3)Quem foi o principal promotor do historicismo jurídico? E qual foi a...
tracking img