Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA E COMUNIDADE: UMA RELAÇÃO CONSTRUTIVA?

ALYSSON KENNEDY PEREIRA DE SOUZA akps@bol.com.br
Estudante de Ciências Biológicas, UFPB
RAFAEL ANGEL TORQUEMADA GUERRA
Depto. de Sistemática e Ecologia, CCEN, UFPB

INTRODUÇÃO

A idéia embrionária da realização desse trabalho surgiu quando desenvolvíamos um Projeto de Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)Cantalice Leite Magalhães. Verificamos que se tornava cada vez mais difícil implementar um projeto de EA quanto pior era o relacionamento da escola com a comunidade de seu entorno. Após um ano de trabalho na escola e junto à sua comunidade, chegamos à conclusão de que sem o apoio e participação direta da comunidade, qualquer trabalho de EA junto a escolas com aquele perfil, ou seja, públicas ecarentes, se tornaria inviável.
Tempos depois, quando estávamos trabalhando em outra escola pública, tentando também implementar o mesmo projeto de EA, só que agora com a vantagem de que nesta escola existia a participação da comunidade do seu entorno e a figura do diretor como organizador e até impulsionador do trabalho, a idéia surgida anteriormente, tomou forma e decidimos então, realizar estetrabalho comparativo entre as duas escolas públicas, localizadas em bairros pobres, periféricos, porém com filosofias diferentes. Para analisar se e como uma boa relação escola-comunidade poderia ser ou não construtiva e melhorar a qualidade de vida das pessoas que as compõem.
O objetivo deste trabalho foi fazer uma descrição da situação de duas escolas e das comunidades do seu entorno, nummomento determinado, e relacioná-las com alguns de seus problemas e suas causas, tentando mostrar a importância da relação escola-comunidade para ambas as partes e analisar se uma relação positiva ou negativa tem influência sobre os problemas ambientais locais.

METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido em duas escolas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cantalice Leite Magalhães e naEscola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Machado de Assis e suas comunidades de entorno localizadas respectivamente em dois bairros da grande João Pessoa, o Bairro das Indústrias, localizado no município de João Pessoa, e o bairro, Tibiri II que é um conjunto habitacional localizado no município vizinho, Santa Rita, fazendo parte ainda da grande João Pessoa.
Para a obtenção dos dadosforam realizadas entrevistas não gravadas (CHIZZOTTI, 1998; SZYMANSKI, 2002). Além de observações visuais nas escolas e nas suas comunidades e registros fotográficos. Foram visitadas ao acaso, 30 casas de alunos do ensino fundamental de cada escola, para entrevistar os seus familiares. As entrevistas foram realizadas casa a casa com os familiares dos alunos, com o objetivo de estabelecer um perfilsócio-econômico-cultural dos moradores. Além de procurar saber quais os principais problemas ambientais da comunidade, na opinião deles e também conhecer um pouco alguns dos seus conceitos e idéias com relação ao ambiente e à cidadania. Os professores e funcionários das escolas também foram entrevistados, num total de 8 professores e 4 funcionários na EMEF Cantalice L. Magalhães e 9 professores e 4funcionários na EEEF Machado de Assis.
A entrevista com os moradores seguiu um roteiro de 30 perguntas e uma parte reservada a observação por parte do entrevistador, com o objetivo de confirmar se as respostas fornecidas condiziam com a realidade observada. As respostas foram anotadas pelo próprio entrevistador e classificadas posteriormente em classes de respostas. Aos professores efuncionários das escolas foi aplicado um questionário de 10 perguntas, relativas a sua percepção da comunidade e da própria escola, este foi respondido pelos próprios entrevistados dentro da escola, num horário entre as aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Segundo HORA (1999), quanto mais métodos diferentes forem usados para uma pesquisa de cunho sócio-cultural, onde o pesquisador também é ator...
tracking img