Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera

Douglas Vieira

NERVO MINERAÇÃO E LOGÍSTICA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Passo Fundo
2012

Douglas Vieira

NERVO MINERAÇÃO E LOGÍSTICA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalho de Pós Graduação da disciplina de Estratégia Executiva do curso de MBA em Gestão de Pessoas – Faculdade Anhanguera – Passo Fundo/ RS.

Professor: Reiçoli Ribeiro

Passo Fundo2012
Sumário

1- Introdução
2 - Histórico e Dados da Empresa
2.1 - Histórico Nervo Britas – Uma história de determinação
2.2 - Características da empresa
2.3 - Visão
2.4 - Missão
2.5 - Valores
2.6 - Objetivos
3 - Cenário/ Tendências
3.1 - Analise setorial da indústria
3.2 - Informações de mercado
3.3 - Análise S.W.O.T.
3.3.1 - AmbienteExterno: Oportunidades e Ameaças
3.3.2 - Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos
4 – Diretriz Macro
5 – Planejamento estratégico
6 – Diferencial Estratégico
7 - Diagnóstico Estratégico
7.1 - Ciclo de Vida
8 – Postura estratégica Genérica
9 - Administração Estratégica
9.1 - Estratégia Macro
9.2 - Estratégia Macro / Mercado
9.2.1 - Alinhamento Estratégico
9.2.2 –Análise competitiva do setor
10 - Controladoria Estratégica
11 – Estrutura Operacional
12 – Estrutura Organizacional
13 – Competitividade/ Investimento
14 – Produtividade e Rentabilidade
15 – Resultados e Crescimento
16 – Concorrência
17 – Clientes
17.1 – Grau de satisfação dos clientes
18 – Perspectivas e Planejamentos Futuros
19 – Tecnologia de Gestão / Informação
20 –Considerações Finais
Anexos
Bibliográfia

1- Introdução

O presente trabalho de planejamento tem por objetivo, relatar as ações e estratégias propostas para a empresa Nervo Mineração e Logística a serem aplicadas no ano de 2013. Baseado em dados e informações sobre a realidade socioeconômica do município e da região, bem como da empresa em questão, o presente trabalho, visa ordenar as linhas deatuação para o período estipulado, bem como fornecer ferramentas que possam servir para avaliar o desempenho das ações propostas.
No contexto da globalização, das novas trajetórias tecnológicas, ciclos de inovação cada vez mais acelerados e competitividade crescentemente intensificada, os conceitos e técnicas de planejamento estratégico vêm sendo cada vez mais empregados, seja na formulação e conduçãode políticas governamentais ou na implementação de programas, projetos e negócios empresariais.
Planejar estrategicamente é elaborar um processo de administração que proporcione sustentação mercadológica, para estabelecer a melhor direção. Normalmente, é de responsabilidade dos níveis mais altos da organização.
Para se estabelecer uma estratégia relativa a um empreendimento, empresa ousetor/região, é necessário definir a missão do negócio - expressa em termos de produto, mercado e escopo geográfico, bem como os meios para desenvolver as necessárias e exclusivas competências, que irão assegurar vantagens competitivas e sustentáveis. O passo seguinte compreende a realização das análises dos ambientes internos e externos buscando identificar e avaliar os correspondentes fatoresintrínsecos e extrínsecos que condicionam o potencial de desenvolvimento do negócio, sendo aqueles classificados em pontos fortes e pontos fracos, e estes, em oportunidades e ameaças.
A partir da missão estabelecida e das análises dos ambientes interno e externo, torna-se possível formular a estratégia do empreendimento, empresa ou setor/região, sendo esta desdobrada em programas multianuais de ação.As etapas seguintes compreendem a avaliação dos programas estabelecidos, com a consequente alocação de recursos, através de orçamentos específicos. Na etapa final do processo, são definidos os indicadores de desempenho a serem utilizados na gestão estratégica.
Cabe ressaltar que o planejamento estratégico contribui para ampliar a disciplina de projeção e previsão de longo prazo, para...
tracking img