Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C a u s a l i d a d e m ú t u a e p r o b l e m a s o r g a n i z a c i o n a i s
A Figura 8.4 apresenta uma análise contextual de algumas relações que contribuem para a inflação de preços. A maioria das análises deste problema tende a "pensar linearmente", procurando causas simples da origem do problema. O nível de emprego, a oferta de moeda, o poder dos sindicatos, o nível de salários, astaxas de juros, gastos governamentais num ou noutro momento foram identificados como causadores do problema.
O raciocínio linear estabelece as bases para soluções lineares, como aumento do desemprego, redução da oferta de moeda, redução do poder dos sindicatos, introdução de restrições salariais, aumento das taxas de juros ou redução dos gastos governamentais. A análise contextual esquematizadana Figura 8.4 oferece maneira alternativa de pensar no problema revelando o padrão de relações que cria e sustenta a inflação. Nossa atenção agora é dirigida para um entendimento de como a rede de circuitos de feedback positivo que
aument a a elevação de preços pode ser estabilizada por meio de feedback negativo. Somos encorajados a encontrar maneiras de redefinir o sistema total para fortalecero padrão de relações que queremos manter.
REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA 277
<— significa relações de feedback positivo, em que mais leva a mais e menos leva a menos <— significa relações de feedback negativo, em que mudanças em uma direção estão associadas com mudanças na direção oposta.
Quando entendemos o problema da inflação como um sistema de causalidade mútua, definido pormuitas forças que interagem entre si, somos encorajados a pensar em circuitos em vez de linhas. Nenhum fator isolado é a causa do problema. A inflação de preços está embutida na natureza das relações que definem o sistema total. Muitos dos elos representados neste diagrama são amplificadores (linhas cheias); as relações de feedback negativo (linhas pontilhadas) são menos densas. Assim, o feedbackpositivo prevalece. O sistema pode ser estabilizado por meio do fortalecimento dos circuitos de feedback negativo existentes e da criação de outros novos. Muitas políticas governamentais tentam implicitamente causar este efeito. Por exemplo, controles sobre preços e salários e políticas de desemprego introduzem circuitos de feedback negativo que tentam moderar a espiral salário-preço. As críticas aossindicatos, pelo governo ou pela imprensa, como sendo os "vilões", tentam enfraquecer o circuito de feedback positivo entre apoio popular e poder sindical.
Quando entendemos este tipo de causalidade mútua, reconhecemos que não é possível
exercer controle unilateral sobre qualquer conjunto de variáveis. Intervenções podem repercutir através do todo. Portanto é necessário ajustar as intervençõespara conseguir o tipo de
transformação do sistema que desejamos, muitas vezes, através da modificação de subsistemas. Figura 8.4 Inflação de preços como um sistema de causalidade mútua.
278 ALGUMAS IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
A seguinte explicação do problema da "vaca louca" na Inglaterra aplica a análise do circuito de feedback para mostrar como o assunto escapou completamente ao controle e setornou uma grande crise européia, pondo em risco todo o setor de carne.
A " v a c a louca"
O problema começou na década de 1980, quando miolo de carneiros doentes foram usados na produção de alimento para o gado. Muitas vacas foram vistas "dançando" e cambaleando nos campos e currais ingleses. O problema foi identificado como encefalopatia bovina esponjosa e apelidado pela imprensa britânicade "doença da vaca louca". O público começou a ter medo de comer carne mas foi rapidamente acalmado pelo governo britânico e pela opinião dos médicos: a carne foi declarada perfeitamente segura para o consumo. Não era preciso se preocupar ou tomar nenhuma providência.
Mas o problema se agravou. A publicidade na imprensa continuou.
Em 1989, o governo britânico começou a tomar providências,...
tracking img