Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE II
DOCUMENTAÇÃO DE LEITURA

Resumo


É uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Deve conter as ideias principais do autor do texto. O resumo abrevia o tempo dos pesquisadores; difunde informações de tal modo que pode influenciar a consulta do texto completo. Deve destacar:
1) Quanto ao conteúdo:• o assunto do trabalho;
• o objetivo do texto;
• a articulação das ideias;
• as conclusões do autor da obra resumida.
2) Quanto à forma:
• ser redigido em linguagem objetiva, preferencialmente na terceira pessoa do singular e com verbos na voz ativa;
• evitar a repetição de frases inteiras do original;
• respeitar a ordem em que as ideias ou fatos sãoapresentados;
• não apresentar juízo crítico;
• conter frases precisas, pouco extensas, evitando enumerar tópicos;
• tamanho: determinado em muitos casos;
• possuir um único parágrafo (quando for informativo);
• utilizar terminologia específica.
A norma NBR 6028 da ABNT (2003) classifica os resumos em:
1) Resumo indicativo: caracteriza-se como sendoum sumário narrativo que elimina os dados qualitativos, mas não dispensa a leitura do original. É conhecido também como descritivo. Refere-se às partes mais importantes do texto. Um bom exemplo deste tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais, onde se tem apenas uma ideia do enredo de que trata o filme.
Exemplo: Filme: Avatar
No futuro, Jake Sully (SamWorthington) é um ex-militar paraplégico que é levado a outro planeta, Pandora, habitado pelo povo Na'vi, raça humanóide com língua e cultura próprias. É nesse lugar que ele lutará pela própria sobrevivência e pela vida dessas estranhas criaturas.
2) Resumo informativo: também conhecido como analítico, pode dispensar a leitura do texto original. Deve salientar o objetivo da obra, métodos e técnicasempregados, resultados e conclusões.
Exemplo:
Características biológicas de células hematopoiéticas transfectadas com o gene egfp. (Título)

Leonardo Augusto Karam Teixeira, Cecília Matte Fricke, Camila Ilgenfritz e Nance Beyer Nardi. Departamento de Genética – Instituto de Biociências, UFRGS – Porto Alegre/RS. (Identificação: participantes e local de execução)

Células hematopoiéticasestão sendo intensamente investigadas devido a seu potencial como alvo de terapia gênica. Tem sido mostrado, entretanto que a transferência de genes exógenos pode alterar biologicamente as células alvo, diminuindo sua capacidade de proliferação e diferenciação (Introdução ao assunto). O presente trabalho teve como objetivo a análise das características biológicas de células da linhagem hematopoiéticaK562, previamente transfectadas com o gene repórter egfp (enhanced green fluorescent protein), cuja expressão é detectada por citometria de fluxo (Objetivo). Células K562 transfectadas ou normais foram cultivadas em diferentes condições, e comparadas com relação a diferentes parâmetros que incluiram a expressão de marcadores de superfície (Material e Métodos ou Metodologia). Os principaisresultados encontrados foram: (1) quando cultivadas na ausência de pressão seletiva, a expressão do gene repórter mostrou um rápido declínio; (2) células K562 transfectadas apresentaram uma capacidade mitótica diminuída quando co-cultivadas com células K562 normais, em diferentes concentrações; e (3) os níveis das moléculas de adesão CD11c, CD31 (baixo) e CD49e (alto) não foram afetados pela transfecção,enquanto a baixa expressão dos marcadores CD62L e CD117 mostraram uma tendência a aumentar nas células transfectadas (Resultados). Estes resultados mostram que dois dos principais problemas dos protocolos de terapia gênica, manutenção da expressão do transgene e expansão das células transfectadas, podem ser analisados para correção in vitro (Conclusão).
Apoio: CNPq, FINEP (Citar os órgãos...
tracking img