Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle da Mente
Controle da Mente é o controle dos pensamentos e acções de outro sem o seu consentimento. Há muitos equivocos quanto a controle da mente. Algumas pessoas consideram que inclui o esforço dos pais quanto à educação dos seus filhos de acordo com os seus padrões sociais, culturais, moral e pessoais. Outras que é o uso de técnicas de modificação de comportamento, quer porauto-disciplina e auto-sugestão, quer através de seminários e clinicas. Outros pensam na publicidade e na sedução sexual como formas de controle da mente. Outros ainda, pensam que é dar drogas debilitantes a uma mulher para se aproveitarem dela enquanto está drogada.
As tácticas de recrutamento das seitas religiosas são chamadas técnicas de controle da mente. Muitos acreditam que terrorristas raptamvitimas que se convertem ou tornam simpatizantes das sua causas sofrendo técnicas de controle (o chamado sindroma de Estocolmo). Do mesmo modo, mulheres que permanecem ou homens que abusam delas são muitas vezes vistas como vitimas de controle da mente. Muitos consideram mensagens subliminares em musicas, publicidade ou em cassetes de auto-ajuda como uma forma de controle. Muitos tambem acreditam no usode armas laser, infrasons, mivcroondas como emissores para confundir ou debilitar pessoas. 
Poucos duvidam das técnicas de lavagem ao cérebro dos Chineses durante a guerra da Coreia como uma tentativa de controle da mente. Finalmente, ninguem duvida que seria um claro caso de controle da mente ser capaz de hipnotizar ou programar electronicamente uma pessoa de modo a que executasse os seuscomandos sem ter consciência de que era você que controlava o seu comportamento.
Um termo com tantas conotações é quase inutil. Para estreitar o termo a primeira coisa é eliminar como exemplo de controle da mente as actividades em que a pessoa escolhe livremente alterar o comportamento. Controlar o pensamento e as acções de alguem, quer por auto-disciplina, quer com a ajuda de outros, é um tópicoimportante, mas não é o mesmo que a lavagem ao c+erebro, ou programar alguem sem o seu conhecimento.
Usar a força ou o medo para manipular alguem e levá-la a fazer o que você quer não se deve considerar controle da mente. As inquisições não conseguiram capturar as mentes das suas vitimas. Quando o medo da punição é levantado, as novas crenças desaparecem. Não controla alguem que lhe escapa mal viraas costas.
Tornar uma mulher incapaz de se defender por dorgas e violá-la nessa altura tambem não é controlar. Usar um gerador de frequencia para dar dôres de cabeça a uma pessoa ou a desorientar tambem não é controlá-la. Não controla o pensamento ou acção de uma pessoa só porque pode fazer o que quer ou torná-la incapaz de fazer o que essa pessoa quer. Uma componente essencial do controle damente envolve controlar uma pessoa, não apenas colocá-la sem controle ou fazer-lhe algo que ela não pode controlar.
Alguns dos populares erros sobre controle da mente originam-se na ficção, como em "O Candidato da Manchuria." Nesse filme, um assassino é programado para se tornar um zombi que responde a um sinal pós-hipnótico, comete o seu crime, e não se recorda de nada posteriormente. Outros livrose filmes apresentam a hipnose como um instrumento para subjugar sexualmente belas mulheres ou programar alguem para ser um zombi correio, assassino, etc.  
Outras fantasias foram criadas que mostram instrumentos electronicos ou drogas usadas para controlar o comportamento de pessoas. Claro que foi estabelecido que danos cerebrais, hipnose, drogas ou estimulação do cérebro teem um efeito causal nopensamento, movimento do corpo e comportamento. Contudo o ponto actual de conhecimentos é ainda tão baixo que é impossivel fazer algo parecido com o controle que se faz nas fantasias. Podemos fazer coisas como causar perda de uma memória especifica ou o desencadear de um determinado desejo, mas não podemos fazer isto de um modo não intrusivo ou que signifique controlar uma série de pensamentos,...
tracking img