Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Aplicação da normalização: é aplicada para refinar a estrutura das peças fundidas de aço, ou de peças produzidas a partir de aços forjados a quente.
2. Mostre num diagrama de fase esquemático as regiões de aquecimento para normalização de aços carbono:
4. Qual a importância do tratamento térmico de tempera dos aços? Formação da martensita, para elevar a dureza e a resistência mecânica e aodesgaste.
5. Por que se faz o revenido após a têmpera? Para aliviar as tensões e adequar a resistência mecânica do material.
6. Segundo o diagrama de resfriamento contínuo abaixo, se utilizarmos uma taxa de resfriamento de 7,9 graus/S, até chegar a temperatura ambiente (25 graus), qual será a composição da microestrutura do aço? Martensíta e Baínita
7. Qual o problema que se observa aorealizar o tratamento térmico de têmpera de peças de grande massa? Como tu podes sanar este tipo de problema? Cria-se uma queda de dureza em direção ao centro da peça. Adicionando-se elementos de liga melhora a temperabilidade, cromo, molibdênio, vanadium, manganês, silício, níquel. Fratura intergranular: não possui deformação plástica, falha catastrófica, atravessa os grãos. Elementos de ligadificultam a difusão.
8. Em que consiste, de uma maneira geral, o tratamento térmico? Têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas
9. Quais os cuidados que devemos ter na fase de aquecimento? Pressupor que o aço tenha sido austenitizado e que a partir dessa condição seráfeito um resfriamento rápido.
10. Que é pré-aquecimento? Quando deve ser usado? Através do pré-aquecimento se eleva a energia para permitir a transformação das micro-estruturas, o pré-aquecimento causa também alivio de tensões. Quando deseja-se efetuar alteração de micro-estrutura.
11. Qual a finalidade do tempo de permanência na temperatura de tratamento? homogenizar a microestrutura da peçapara assegurar que toda a peça ou sua maior parte tenha a estrutura final desejada quando for efetuado o resfriamento final da peça.
12. O que é descarbonetação? Quando pode ocorrer? Como evitar? Se um aço for aquecido acima de 600 graus em uma atmosfera rica em oxigênio, ocorrerá na superfície a descarbonetação, ou seja, a combinação do carbono do aço com o oxigênio do ambiente. Pode-se evitarcriando uma atmosfera neutra para o tratamento térmico das peças, ou envolvendo as peças em substâncias ricas em carbono como cavaco de ferro fundido ou carvão.
13. Para cada tratamento térmico abaixo, dê os objetivos, faça o ciclo térmico, represente no TTT o resfriamento e diga qual a microestrutura obtida.
a) Recozimento pleno: empregado em aços de médio e baixo carbono para aumento daductilidade e usinabilidade. Hipoeutetóides: ferrita + perlita, Eutetóide: perlita, Hiperetuetóides: cementita + perlita.
b) Recozimento Isotérmico: mostra as reações que ocorrem nas temperaturas em que a austenita se torna instável, de acordo com os tempos de reação.
c) Normalização: produzir uma microestrutura uniforme de ferrita e perlita.
d) Austêmpera: obter uma estrutura bainitica,melhorar ductilidade e tenacidade, diminuir a possibilidade de trincas e empenamentos,melhorar a resistência ao desgastes e a possibilidade de fragilização, elimina a necessidade de revenimento. e) Têmpera convencional: formar a martensita
f) Martêmpera: reduzir a possibilidade de trincas e empenamentos oriundos da transformação martensítica em tempos diferentes ao longo da peça.
14. Diga por que atenacidade do aço normalizado é maior que a do recozido? Causa uma redução no tamanho de grão ferrítico, assim como o espaçamento entre as lamelas de perlita. Além disso o resfriamento mais rápido, diminui a formação de ferrita, produzindo uma maior quantidade de perlita
15. Compare a austêmpera com a têmpera convencional? Austêmpera: estrutura bainitica, faixa de 200 a 400 graus, melhora a...
tracking img