Trabalhos elaborados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo eutanásia se originou a partir do pensamento de Francis Bacon, em sua obra “Historia vitae et mortis” e, sua tradução equivale a “morte apropriada”, sendo assim, para Bacon, seria “otratamento adequado as doenças incuráveis”.
Portanto, entende-se por eutanásia o ato de uma pessoa livremente e espontaneamente causar a morte de outrem mais fraco, debilitado ou em sofrimento.
Aeutanásia se originou com os povos celtas onde, os filhos matavam seus pais quando estes adoeciam ou ficavam enfermos. Já na Índia, a eutanásia é realizada com os doentes incuráveis onde estes, eram levados àbeira do rio Ganges e tinham suas narinas e bocas obstruídas por barro e eram lançados ao rio.
A discussão a cerca dos valores sociais, culturais e religiosos envolvidos na questão da eutanásia vemdesde a Grécia Antiga. Platão, Sócrates e Epicuro defendiam a idéia de que o sofrimento resultante de uma doença dolorosa justificava o suicídio. Em Marselha, neste período, havia um depósito públicode cicuta a disposição de todos. Aristóteles Pitágoras e Hipócrates, ao contrário, condenavam o suicídio. No juramento de Hipócrates consta: "eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me forsolicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo". Nota-se portanto que desde os primórdios do homem a questão da eutanásia gera conflito entre diferentes formas de pensamento.
Aeutanásia originalmente se chamava “morte assistida”, onde o enfermo em sofrimento por livre e espontânea vontade decidia qual rumo tomaria e realizaria sozinho o seu suicídio. Atualmente, a eutanásia temtomado outros rumos onde, a pessoa que está em sofrimento ou enfermo de estado incurável, é considerada incapaz para tomar decisões a respeito de seu estado e, portanto cabe aos seus familiares decidiremse pode ou não ser realizada a eutanásia. Muitas vezes a questão pode chegar a nem ser discutida com o paciente por este estar em estado vegetativo mas, mesmo inconscientemente, este optaria pela...
tracking img