Trabalhos csousa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No tempo em que a Revolução da França espalhava ideais inovadores, liderada por Napoleão Bonaparte, culpado pela invasão de diversos países europeus, atacando sempre o antigo regime, discordando dassuas ideologias e ações. Até que, uma união de países conservadores, acabou com o império de Napoleão. Com a derrota definitiva de Napoleão, foi feita uma reunião no Congresso de Viena com idéiasreacionárias, no fundo queriam apagar o passado revolucionário que Napoleão fez e fazer de conta que ele não tinha existido. O medo de que uma revolução de tal gravidade estourasse novamente se espalhopela Europa, mesmo com o Congresso, foi criado um elo de proteção entre os países. A Santa Aliança tinha como objetivo uma ação conjunta contra uma futura revolução liberal .

O nacionalismo: Váriospovos europeus desejavam ter seu próprio país, seu próprio governo. Por exemplo, os húngaros, que estavam sob o domínio da Áustria. Os italianos e os alemães também queria formar seu Estado nacional.
Naépoca, a Itália e a Alemanha eram compostas por dezenas de pequenos Estados.
O que os alemães e os italianos queriam era a unificação nacional, ou seja, a fusão desses pequenos Estados em um só.
Oliberalismo era um movimento político em favor da liberdade dos indivíduos.
E o nacionalismo era um movimento político em favor da liberdade e da autonomia dos povos, do direito de criarem seus própriosEstados.

O liberalismo: Os aristocratas (Classe dos nobres)  podiam estar satisfeitos com a situação da Europa depois do Congresso de Viena. Mas grande parte da população não estava! Burgueses,intelectuais, artesão, jornalistas, estudantes, operários e camponeses tinham motivos de sobra para se sentirem dominados pelo absolutismo. As idéias políticas liberais conquistaram muitos grupossociais.  Os liberais defendiam, em primeiro lugar, as liberdades individuais: a liberdade de discordar do governo, de se publicarem jornais com idéias próprias, de protestar contra as autoridades. Queriam...
tracking img