Trabalhos adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro Princípios de Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, propõe a idéia de se encarar a Administração como uma ciência.Taylor também se atém à questão da vadiagem no trabalho, dizendo ser sua principal causa a ignorância da direção, referente ao tempo necessário para a realização do trabalho; em segundo plano, afirma ser a idéia errônea dos trabalhadores e afins (sindicatos)de que o fato de aumentar a produção ocasiona desemprego.Segundo ele, com os métodos de administração utilizados até o surgimento de sua ciência, era inevitável a contrariedade entre empregado e empregador; visto que os operários eram deixados à deriva de suas inspirações, podendo escolher a forma com a qual lhes aprouvesse trabalhar e que o sistema de pagamento usual dava margem a sériosconflitos. O pagamento era feito por peça produzida, independentemente de realizações individuais, fato que possibilitava uns trabalharem bem menos do que outros e obterem os mesmos rendimentos. Também era normal os mais produtivos serem coagidos pelos colegas a não produzir tanto, pois a direção poderia perceber que a efetividade ideal não estava sendo alcançada.A utilização dos princípios deadministração científica possibilitou considerável aumento de produção e, conseqüentemente, a satisfação dos diretores (tinham maior lucro), dos trabalhadores (eram remunerados de forma equânime) e até dos consumidores (com a redução do preço de mercado dos produtos).



--se baseia na aplicação do métodos científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemasprodutivos.

--Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.

- -A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

em 1903, elepublica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias.

Em seu segundo livro (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentoscientíficos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a metaestabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.


As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:
• Para oscríticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;
• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e eleadquire apenas uma visão limitada do processo;
• A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;
• A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;
• A AC se...
tracking img