Subsistema institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ARACRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JULIANA
LUCIANA PIANA
MARCIELI DE SOUZA DO ROSARIO
RAFAELA SANTUZZI SOUZA
SAMIRA PIGNATON GUIDOLINI

O SUBSISTEMA INSTITUCIONAL

ARACRUZ
2012
JULIANA
LUCIANA PIANA
MARCIELLE
RAFAELA SANTUZZI SOUZA
SAMIRA PIGNATON GUIDOLINI



SUBSISTEMA INSTITUCIONAL







Trabalho apresentado ao departamento deCiências Contábeis, da disciplina de Introdução a Administração, dos alunos do 1º período, como pré-requisito parcial de aprovação.

Professor orientador: Erico Colodetti Filho.







ARACRUZ
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................
2DESENVOLVIMENTO......................................................................................
2.1 A EMPRESA COMO INSTITUIÇÃO............................................................
2.2 A FILOSOFIA EMPRESARIAL E OS OBJETIVOS DOS EMPREENDEDORES.......................................................................................
2.3 O SUBSISTEMA INSTITUCIONAL DAS FUNÇÕES...................................
2.4 PARA QUE SERVE AFILOSOFIA EMPRESARIAL...................................
3 CONCLUSÃO.................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMPRESA COMO INSTITUIÇÃO

O subsistema constitucional é um conjunto de crenças, valores e expectativa dos proprietários da empresa, que orienta todos os demais componentes desejados, temcomo o objetivo permanente a adaptação envolvente contextual garantido a sua aceitação pela sociedade, dispões de uma visão clara das finalidades, pelas quais a empresa foi criada e mantida, proporciona instrumentos que permitam converte os motivos, necessidades, crenças e valores dos empreendedores em definição que definição que caracterizam claramente a razão de ser da empresa. Constitueminstrumento que dão suporte à administração, auxiliando-os a definição os motivos pela quais a empresa existe (missão), o que ela se propõe a fazer (propósito) e no que acredita (princípios).
Missão é a razão da existência de uma organização, esclarece os motivos pelos quais os empreendedores e seus sucessores de decidirem a criar e manter um empreendimento reflete a maneira pela qual a empresa ver oseu papel e sua contribuição a sociedade e como atende as expectativas dos seus empreendedores e colaboradores, missão responde a pergunta por que existimos.
Propósitos caracterizam o que os empreendedores decidirão fazer e que acreditam que podem fazer de melhor entre as varias alternativas para criar e manter u empreendimento, é um conjunto de necessidades sociais que a empresa dispõe a tender efazer dentro do negocio escolhido, as escolha refletem, vocação as crenças e os valores dos empreendedores.
Princípios, o código de conduta empresaria é expresso através de princípios, que representa a maneira de pensar e agir das empresas reflete o seu posicionamento diante de um conjunto variado dos aspectos do ambiente externo e interno, inclui e definição que estabelecem o relacionamento daempresa com seus colaboradores, cliente, fornecedores etc. e também as diretrizes gerais que orientam praticas gerenciais, comerciais, e a preservação do meio ambiente etc.
Missão, propósito e princípios, por natureza, não são suficiente para estabelecer todas as definições para conduzir o empreendimento ao resultado desejado.

2.2 A FILOSOFIA EMPRESARIAL E OS OBJETIVOS DOS EMPREENDEDORESHá uma diferença fundamental entre os objetivos institucionais do empreendimento e os objetivos individuais dos empreendedores. Esses objetivos são de natureza diferente e se prestam a diferentes finalidades. Na prática, porém, não é muito comum que haja distinção clara entre estes objetivos, principalmente em empresas onde os empreendedores são facilmente identificados como o empreendimento....
tracking img