Capítulo 4 – condicionamento operante: o behaviorismo radical de skinner o behaviorismo radical de skinner é antiteórico?

554 palavras 3 páginas
Capítulo 4 – Condicionamento Operante: O Behaviorismo Radical de Skinner
O Behaviorismo radical de Skinner é antiteórico? * “Skinner não objetava as teorias. Na verdade, ele se opunha à especulação sobre eventos e processos não observáveis. (...). Seu argumento principal é que a teoria deveria se limitar a organizar apenas os eventos e as relações que podem ser observados” (p. 103).
Behaviorismo Radical de Skinner: uma visão * “Segundo Skinner, são duas as características mais importantes do behaviorismo radical: (1) as explicações sobre o comportamento se apóiam exclusivamente em fenômenos observáveis; (2) a psicologia é considerada uma ciência objetiva” (p.103). * Pressupostos Básicos - “A teoria de Skinner baseia-se em dois pressupostos. Primeiro, ele acreditava que o comportamento humano segue certas leis. Segundo, (...) Skinner começou seus estudos com absoluta convicção de que as causas [internas do comportamento] estão fora da pessoa e podem ser observadas e estudadas” (p.104). * A análise experimental do comportamento - “Skinner lida com dois tipos de variáveis: as variáveis independentes e as variáveis dependentes. O objetivo é descrever as leis que governam as relações entre variáveis dependentes e independentes” (p.104). * Aprendizagem Respondente e Operante – “Respostas eliciadas por um estímulo são chamadas respondentes; respostas simplesmente emitidas por um organismo são chamadas operantes” (p.105). * A Prevalência do Comportamento Operante - “Embora possa haver estímulos conhecidos e observáveis que seguramente levem a alguns dos comportamentos operantes, o ponto crucial é que eles não são centrais em qualquer aprendizagem que ocorrer” (p.107). * A influência de Charles Darwin – “De várias maneiras, explicou Skinner, a aprendizagem envolve uma seleção de respostas, da mesma forma que a evolução envolve uma seleção de características” (p. 107). * O arreio de Pavlov e a Caixa de Skinner - “Pavlov colocava arreio em um

Relacionados

  • O legado filosófico de b. f. skinner
    40998 palavras | 164 páginas