Controversia do aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na minha opinião, o aborto é um acto que certamente se pratica já por muitos anos, em segredo mas ilegalmente. Como é do conhecimento público sabe-se que existem lugares clandestinos a desempenharestas actividades e por vezes com pessoas não especializadas a efectua-las o que ainda aumenta mais o risco de vida da mulher.

Este acto quando denunciado era considerado crime e muitas mulherescorria o risco de serem punidas judicialmente.

A legislação em vigor do livre direito ao aborto, a Lei nº 16/2007 de 17 de Abril, Permite a interrupção até a décima semana de gravidez se assim quiser amulher, independentemente dos motivos.
Permite até às dezasseis semanas em caso de violação ou crime sexual (não sendo necessário que haja queixa policial). Permitida até às vinte e quatro semanasem caso de malformação do feto.
A própria mulher grávida que faça uma interrupção voluntária da gravidez ilegal é punível com 3 anos de prisão.
Apesar de extremamente rara, porém, a interrupção dagravidez continua sendo feita em alguns postos não-autorizados. A maioria dos casos é de mulheres
que desconhecem a nova lei ou daquelas cuja gestação ultrapassou o período legalmente prescrito.
Aassociação para o Planejamento Familiar atualmente esta lutando para estender o prazo para 12-14 semanas, como em outros países europeus acontece.
Existem indicadores que apontam que a mesma mulherprocede a mais do que um aborto por ano, e este é o receio de muitos profissionais médicos em relaçao à despenalizaçao do aborto. Hoje num mercado livre encontra-se muitos meios e metodos contraceptivospara prevenir a gravidez indezejada, e esta é a idea de muitos profissionais,por uma maior divulgaçao dos mesmos e esclarecimento de como usá-los correctamente. Defendem também que a infomaçao eacompanhamento deve começar nas faixas etárias mais jovens, pois é nesta faixa etária que mais se pratica a interrupção voluntária da gravidez.
Os motivos que se prendem com a decisão de abortar são...
tracking img