Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ É na educação dos filhos que se revelam
as virtudes dos pais”
Coelho Neto
Introdução:
O ambiente escolar é o local onde o aluno expõe o reflexo do contexto social ao qual esta inserido e a escola serve de campo fértil de suaspossíveis transformações. É neste campo vivencial que o conhecimento (ferramenta básica para liberdade de expressão e formação da cidadania) pode ser formado. Moldado ou até mesmo bloqueado. Ou seja, a escola e a família do aluno devem estar acompanhando diretamente o aluno, pois é o reforço que um da ao outro que ajuda na orientação do aluno, a educação dada ao aluno em casa é reforçada a escola,assim como a educação dada na escola deve ser reforçada em casa. O que se tem, porém, como dado frequente nos ambientes escolares, é uma sensação por parte dos educadores e educandos de que estão “falando sozinhos”, de são se sentirem ouvidos ou apoiados.
Um ser isolado perde sua força, sua criatividade, pois não encontra campo fértil para semear suas ideias e cultivar o que é aprendido evivenciado em sala em sala. Ao chegarem em casa alguns alunos se deparam com a solidão, pois seus pais precisam e se dedicam integramente ao trabalho, tanto que quase não tem contato com seus filhos, as vezes o único momento que veem seus filhos é na hora de leva-los a escola, pois quando chegam em suas casas eles já estão dormindo.
Este ocorrido furta dos alunos a convivência respeitosa quefaz surgir a possibilidade de crescimento pessoal, pois é nesse encontro “pais e filhos” que o ser constrói e define sua identidade.
Diagnosticar e analisar as causas e implicações do distanciamento entre casa e escola \ pais e filhos e sugerir alguns caminhos que possibilitem a redução deste problema são os objetivos principais deste trabalho. Afim obtermos resultados concretos iniciamoso estudo, passamos a observar a rotina dos alunos do ensino fundamental do Colégio Marista Nossa de Nazaré, seguido de leituras e pesquisas sobre o assunto.








O isolamento:
Esse isolamento parece vir crescendo cada vez mais, o que de uma grande lacuna e a sensação de desvalorização, sentida pelos professores e principalmente pelos alunos, os professores em sua meta deensinar e os alunos em sua necessidade de se expressar, de mostrar e viver de forma autentica e criativa. Quanto aos pais, falta-lhes presença e orientação para que deem mais atenção, afeto e orientação aos seus filhos, para que realizam sua paternidade de forma plena e satisfatória. Fica claro que nesse caso pais, alunos e professores vivem realidades distintas. Este padrão de isolamento mutuoverifica-se mesmo em escolas particulares, onde a condição social favorável cria um dos seus maiores paradoxos, pais que dão de “tudo” para os filhos em termos materiais, são os mesmos que tem se mostrado incapazes de oferecer-lhes o afeto, os limites, a compreensão a noção de responsabilidade social, condições necessárias para que eles exerçam sua voz de forma responsável, crítica e consequente, enfim,que sejam cidadãos plenos e construtores de sua realidade.
Consequências deste Isolamento:
O pudemos perceber acompanhando a rotina de alguns alunos do Colégio Marista é que os pais sabem muito pouco sobre a vida escolar de seus filhos, não somente em relação as matérias estudadas, mas mais profundamente sobre estes enquanto pessoas. Muitos são os pais que desconhecem os sonhos e desejosde seus filhos, pois não são seus amigos, por isso mesmo não os conhecem.
Os filhos sentindo-se abandonados e carentes de atenção e afeto, muitas vezes acabam encontrando algumas formas de chamar a atenção dos pais, ainda inconscientemente, através de notas baixas, do desestímulo nas aulas ou por comportamentos agressivos, assim seus pais são chamados a vir a escola para receberem...
tracking img