TrabalhoOersted

625 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO.
Hans Christian Oersted nasceu em 14 de Agosto de 1777 na Dinamarca e foi considerado um dos maiores físicos da história. O estudioso criou a teoria das correntes elétricas e também descobriu algumas propriedades dos campos magnéticos. Hans teve um papel importante para o avanço da ciência no século XIX.
Desde sua juventude, o físico se revelava curioso, fazia experiências para conseguir desenvolver teorias ou fazer descobertas. Hans Christian se formou pela Universidade de Copenhaga e depois passou uma temporada de três anos viajando pelo território europeu. Por volta de1806, o físico se tornou professor da mesma faculdade que garantiu sua formação.
Os estudos de Hans Christian Oersted na área de magnetismo eram audaciosos, ele buscava explicações plausíveis para os fenômenos que envolviam esse tema.
O experimento que uniu fenômenos elétricos aos fenômenos magnéticos recebeu nome de experimento de Oersted, por ter sido sua descoberta.
Neste trabalho existem conceitos como, por exemplo, de corrente elétrica, campo magnético e entre outros para que se possa entender o experimento, mas o foco será esse experimento que foi de alta relevância na época em que foi realizado.

DESENVOLVIMENTO. Hans Christian Oersted formou-se em farmácia em 1797 e, dois anos depois, doutorou-se em filosofia com uma tese sobre Kant. Em 1806, foi nomeado professor da Universidade de Copenhague e, em 1829, presidente da nova Escola Politécnica da Dinamarca, criada por sua sugestão.
Durante uma aula, em 1820, Oersted descobriu que uma agulha magnética era desviada pela corrente elétrica. Foi o ponto de partida para a descoberta do eletromagnetismo, mais tarde desenvolvido por François Jean Dominique Arago, André-Marie Ampère e Michel Faraday entre outros.
Depois, Oersted passaria a estudar a compressibilidade dos gases e dos líquidos, inventando o piezômetro é um dispositivo usado para medir a pressão dos fluidos ou a compressibilidade de substâncias sujeitas a pressões

Relacionados