Ativdade 3 Bioseguran a

397 palavras 2 páginas
Semana 03 - Atividade Avaliativa 03

Milena Ferreira Machado

Pólo Santana do Livramento
2015

Semana 03 – Atividades Avaliativa 03

Nesta semana realizamos o estudo acerca da aplicação da biossegurança nos serviços da área de saúde. Sendo assim, análise a seguinte reportagem e responda a pergunta que se segue: “No Hospital de Messejana, em Fortaleza cinco das oito pessoas contaminadas pela bactéria Acinetobacterbalmanimorreram nesta semana, segundo informações da direção do estabelecimento. Os outros três pacientes infectados continuam isolados na unidade hospitalar, em estado grave. A bactéria é muito comum em ambientes hospitalares com pacientes graves, esta é multirresistente, muito contagiosa, porém ainda sensível a alguns antibióticos. A transmissão ocorre pelo contato direto com as mãos e objetos”.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/05/cinco-pacientes-morrem-em-hospital-de-fortaleza-infectados-por-bacteria.html Ao conhecer tal realidade, como o TST atuará na prevenção de doenças e na promoção da saúde, quais práticas você considera importantes para diminuir os riscos de infecção hospitalar e de infecção cruzada?

A infecção cruzada é ocasionada pela transmissão de um microorganismo que um paciente passa para o outro através do ambiente ou algum instrumento contaminado. A infecção hospitalar é aquela adquirida no hospital e que não estava presente ou em incubação quando da admissão do paciente. Ambas podem manifestar-se durante a internação ou mesmo após a alta. As infecções são causadas por microrganismos ou micróbios (organismos vivos invisíveis a olho nu) que podem ser classificados em: bactérias, fungos, vírus e protozoários, existentes no ambiente hospitalar, em outros ambientes e mesmo no próprio organismo. As suas prevenções dependem muito mais da instituição e de seus funcionários, do que dos pacientes e é feita através de medidas relativamente simples, porém essenciais, de realização

Relacionados