Trabalhoo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Efervescência:
A efervescência é um fenômeno que ocorre quando um gás é gerado em meio líquido, e este, por diferença de densidade e não miscibilidade com o meio líquido, forma bolhas que migram em variados graus de velocidade até a superfície, na interface líquido/ar, onde o gás é liberado. Efervescência é uma forma relativamente comum de apresentação de medicamentos ousuplementos alimentares para uso humano, apresentando vantagens substanciais sobre outras formas de apresentação para uso oral.
A efervescência típica ocorre como fruto de reação entre uma base carbonatada e um ácido orgânico, como, por exemplo, quando ocorre a reação entre Mono Sódio Glicina Carbonato e ácido cítrico, produzindo o sal sódico do ácido e gás carbônico.

Vantagens do veículoefervescente:

O veículo efervescente apresenta inúmeras vantagens sobre outras formas, uma vez que após produzido, o pó resultante da mistura dos excipientes envolvidos e os princípios ativos podem ser facilmente incorporados em saches com proteção à luz e umidade, sendo uma forma altamente estável, e comparativamente mais preservada de interações com o meio externo que as formas tradicionaisutilizadas em farmácia de manipulação, como por exemplo de cápsulas.
1 – Melhor complacência do paciente. O paciente muitas vezes prefere utilizar uma forma de administração que não lembra um medicamento e seja saboroso. A forma efervescente se presta muito bem a esta necessidade.
2 – Palatabilidade – como citado anteriormente, a arte de manipulação de um produto na forma efervescentefornece um sabor adequado ao produto, que pode ser inclusive escolhido pelo próprio paciente, quando colocado a disposição várias opções de sabor.
3 – Doses – a forma efervescente possibilita trabalhar com doses elevadas, que são limitadas pelo volume de cápsulas e tamanho de comprimidos. Existe disponibilidade de saches com capacidade de até 10g de pó, possibilitando a colocação de 10g deproduto, somando excipientes e princípios ativos.
4 – Dissolução rápida – a forma efervescente oferece uma dissolução mais rápida, quando o gás gerado no fundo do copo onde foi dissolvido sobe e gera um mini turbilhonamento, agitando o líquido, aumentado a velocidade de dissolução, o que não ocorre com pós sem efervescência.
5 – Melhor absorção – ao gerar um produto final pós-efervescência, umaboa formulação solubiliza praticamente todo o principio ativo, que uma vez solubilizado tem velocidade de absorção mais rápida.
6 – Variabilidade no pH final – ao utilizar diferentes concentrações de bases carbonatadas e de ácidos orgânicos, podemos trabalhar o pH final da solução, de forma que este pH seja compatível com o princípio ativo veiculado na forma efervescente.

Desvantagens doveículo efervescente:

São poucas as desvantagens da efervescência, e estas desvantagens também são limitações para outras formas farmacêuticas líquidas.
1 – Hidrossolubilidade – os fármacos ou suplementos para serem utilizados na forma efervescente devem ser de preferência hidrossolúveis, porém os avanços na ciência farmacêutica forneceram solubilizantes que podem ser acrescentados ao pópara incrementar a solubilização de substâncias lipossolúveis em água, formando micro-emulsões.
2 – Pequenas doses – apesar de não ser impedimento, pequenas doses podem apresentar
dificuldade na manipulação e também no controle da dissolução teste, pois pequenas doses podem formar partículas que podem aderir a borda do copo no momento da efervescência e conseqüentemente não serem ingeridas,porém este fenômeno é comum com substâncias pouco solúveis em água.
3 – Instabilidade em meio aquoso – a característica intrínseca do produto, como a instabilidade no meio aquoso também inviabiliza outras apresentações líquidas, porém até produtos que tem velocidade de degradação rápida podem ser bem aproveitados quando ingeridos rapidamente, como é o caso da creatina e glutamina....
tracking img