Trabalhoo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo monografia
Teoria da Administração científica: sua preocupação básica era o aumento da produtividade e da eficiência a nível operacional através da racionalização do trabalho operário,segundo Taylor.
Já Henrry Fayol se preocupava em melhorar a eficiência da empresa através da sua organização e da adoção de princípios gerais da administração.
Teoria Burocrática: a organização é contínuacom funções oficiais ligadas por regras. Existem esferas específicas de competências bem definidas dentro de uma divisão sistemática do trabalho. A organização dos cargos segue os princípios dehierarquia. E os membros do corpo administrativo devem estar completamente separados da propriedade do meio de produção e administração. As regras, decisões e atos devem ser formulados e registrados porescrito.
Teoria Clássica: está basicamente fundamentada na divisão científica do trabalho, com a finalidade de obter maior rendimento do fator mão-de-obra. As organizações que adotaram os princípiosdesta teoria caracterizam-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com um pessoal muito especializado e pronunciada hierarquia; os trabalhadores eram vistos como motivados somente porrecompensas econômicas. Teoria das Relações Humanas: acima de tudo salientava o papel da comunicação, da participação e da liderança na obtenção de maior produtividade de mão-de-obra. A característica destateoria, também, a aceitação da estrutura informal como forma de melhoria de satisfação dos funcionários. São incentivadas as atividades grupais extra-trabalho como forma de melhor integração dosfuncionários desenvolvendo-se a idéia de assistência social, agremiações esportivas benefícios, etc.
Teoria dos Sistemas: a essência do enfoque sistêmico é a idéia de elementos que interagem einfluenciam-se para realizar objetivos. O enfoque sistêmico formou-se com base em três linhas principais de pensamento independentes que são: a teoria da forma, a cibernética, e a teoria dos sistemas.
Teoria...
tracking img