Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfabetização Matemática
Iniciamos com o preenchimento da Avaliação Individual, para futura organização do programa da Assessoria de 2007. Pensamos, como grupo do Infantil 3, sobre nossas dificuldades e dúvidas, entre elas:

Kátia Stocco Smole 2007 PMB

Q1. Que necessidade você sente, em sua prática, em relação à Matemática? - O planejamento do Infantil 3: gostaríamos de repensá-lo com aDra. Kátia, até para adequar os conteúdos e enriquecer a prática. Vivenciar a matemática nas atividades da vida real e significativas, já sabemos que é o caminho, mas na hora de pensar mais recursos e propostas, ficamos com falta de ideias. Q2. Que expectativas você tem em relação a este curso de Matemática? - Análise e reflexão sobre o planejamento anual e sobre os mensais; Sugestões de atividadescom diferentes recursos; Enriquecimento teórico que consequentemente levará ao enriquecimento das propostas.

Retomamos aquilo que estudamos em 2006 (falamos sobre): - toda quantificação envolve a contagem, mas nem toda contagem envolve quantificação; - calendário linear; - coleções – uma boa forma para trabalhar relações numéricas. Queremos que a criança pense numericamente, precisamos oferecerum ambiente que traga possibilidades para tal. Qual papel que a Matemática tem na Educação Infantil? No referencial há 2 âmbitos (conhecimento de mundo e conhecimento social). A Matemática desenvolve o Conhecimento de mundo = aprender a matemática é ganhar uns óculos para ver o mundo de forma diferente. Na Educação Infantil, as professoras fornecem muitas chances para que a criança pensenumericamente. Ed. Infantil dá muitas possibilidades de conhecer o mundo, para depois, com o passar dos anos, a criança poder pensar matematicamente sobre o mundo e resolver problemas. Função de alfabetizar: as crianças precisam ao longo da alfabetização, aprender a matemática. A linguagem matemática é dada pela escola; fora da escola, sabem contar, mas não têm a linguagem matemática. Precisam construir ossignificados da linguagem matemática – isso é a função alfabetizadora da matemática. Quando se trabalha a Matemática desde Ed. Infantil, ensino pensar de forma espacial, numérica, aritmética e geométrica. As crianças se apropriam das informações. As crianças desenvolvem e ampliam suas formas de pensar, mas para que isso ocorra, alguns paradigmas comuns devem ser quebrados, como: a repetição (nãofunciona). Recitar é diferente de repetir e memorizar. Alguma memória é necessária, mas só a memória não basta para aprender.
S u g e s t ã o

É falsa a idéia de que se aprende do concreto (físico) ao abstrato. O fato de se brincar com tampas, não dá a idéia da tampa, dá a oportunidade de pensar sobre situações, como: Descubra um pote onde caiba muitas tampas; Agora, um pote que caiba poucastampas; Pegue um montão de tampas (basta para a criança entender as relações, porque faz pensar e NÃO o conceito de tampas!!). Como é que podemos organizar? Piaget – questão da abstração empírica: o 5 é 5 quando penso sobre a quantidade. Menina que desenha os riscos para somar 8 + 9 = mostra abstração, mas em nível que não envolve a conservação (partiu do um ao somar e não continuou 10, 11, 12...).Ao riscar, fez um trabalho intelectual, dá mais trabalho desenhar, contar e somar as duas quantidades sem continuidade. A construção matemática é um processo muito

interno, mas o fato d’eu entender como a criança pensa, me dá tranqüilidade para não exigir ou esperar respostas das crianças. Pensar é o grande fato agora!! Respostas imediatas não devem ser esperadas pelos professores. Relação deque 2+9 é igual a 9+2 é empírica, por isso não adianta fazer esse exercício 20mil vezes! Pensamento lógico está na estratégia que crio para resolver uma situação/problema. As crianças devem ter materiais para usar, mas MAIS que isso, situações para pensar, porque isso faz desenvolver o pensamento lógico. Para a matemática ser conhecimento de mundo, não dá para ser “de vez em quando”, tem que ter...
tracking img