Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 14, N. 29, P. 61-80, JUN. 2008

Trens de Alta Velocidade: Experiência Internacional
SANDER MAGALHÃES LACERDA*

RESUMO Neste artigo, são examinados os trens de alta velocidade em operação em vários países e algumas de suas características. Certos aspectos econômicos, demográficos e geográficos condicionam fortemente a factibilidade da alta velocidadeferroviária e seu entendimento é uma primeira aproximação aos limites e possibilidades desse tipo de transporte. Os trens-bala atualmente em operação estão concentrados em países de maior renda per capita, porque essa modalidade de transporte tem altos custos de implantação e suas tarifas são caras. O público-alvo principal são usuários com níveis de renda média ou alta e pessoas que viajam por motivo denegócios ou trabalho. Mesmo cobrando passagens caras e atendendo um grande número de passageiros, as ferrovias de alta velocidade não são capazes de recuperar, através da venda de passagens, a totalidade de seus custos de construção. Por isso, recursos públicos sempre foram utilizados, em maior ou menor escala, para viabilizar a implantação dos trens de alta velocidade.

ABSTRACT This articlefocuses on the high-speed trains operating in several countries and some of their characteristics. Certain economic, demographic and geographic aspects strongly restrict the feasibility of high-speed railway and its understanding is a first approach to the limits and possibilities of this type of transportation. The bullet trains currently in operation are concentrated in countries of higher percapita income, because such modality of transportation presents high implementation costs and expensive fares. The main targeted public is medium or high income users and people traveling due to business or work reasons. Even charging expensive tickets and serving a large number of passengers, the high-speed railways are not able to recover, through the sale of tickets, their total costs ofconstruction. Therefore, public funds have always been used, at a higher or a lower degree, to make viable the implementation of highspeed trains.

* Economista do BNDES.

62

TRENS DE ALTA VELOCIDADE: EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

1. Introdução
Os moradores de Ciudad Real se queixam de que o último trem de volta parte antes das 11h da noite, o que não permite que eles jantem ou assistam aespetáculos em Madri. Ciudad Real está a 200 km da capital espanhola, mas a viagem é feita em apenas 56 minutos por el flamante trem-bala que segue até Sevilha. Os trens a velocidades superiores a 250 km/h são considerados de alta velocidade. Assim como as primeiras ferrovias, eles modificam as relações entre tempo e espaço. Cidades afastadas tornam-se bairros da capital, e grandes transformações acontecem nouso e no valor do solo nas áreas beneficiadas pela nova tecnologia. O transporte ferroviário é mais confortável e conveniente do que o transporte aéreo. Os passageiros podem utilizar seus telefones celulares e computadores portáteis em todo o trajeto e fazer refeições, sentados à mesa de um vagão-restaurante. As freqüências são menos sujeitas aos humores do tempo do que a aviação. A operação deembarque e desembarque em trens é mais simples e rápida do que em aviões. Orgulho nacional e sucesso comercial na Europa e no Japão, os trens-bala mostraram-se a redenção das ferrovias, em decadência pela ascensão do automóvel e do avião. Existem cinco mil quilômetros de vias de alta velocidade na Europa e outros três mil na Ásia. Coréia do Sul, Taiwan e China são os mais novos membros do clube dosque dispõem dessa forma de transporte.
TABELA 1

Os Países da Alta Velocidade e o Brasil: População, Densidade Demográfica e Renda Per Capita
POPULAÇÃO (Em Milhões) DENSIDADE DEMOGRÁFICA (Em Habitantes por km2) RENDA PER CAPITA (Em US$ Mil)

Taiwan Coréia do Sul Japão França Alemanha Itália Espanha Brasil

23 48 128 64 82 59 45 188

633 480 337 113 231 196 79 22

32 26 34 33 31 32 29...
tracking img