Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As origens do conflito na Irlanda e o envolvimento de outras questões,como a polírica,em assuntos religiosos.

As origens do conflito na irlanda,o envolvimento de outras questões,como a política,emassuntos religiosos.
No período julho-agosto, uma temporada de violência lembra aos irlandeses as raízes históricas do conflito na Irlanda do Norte, integrada ao Reino Unido como a província doUlster. Vestidos de laranja, militantes de ordens político-religiosas marcham pelas ruas para celebrar a vitória do nobre protestante William de Orange sobre o rei católico James, em 1690. A batalhaconsolidou a submissão dos irlandeses, majoritariamente católicos, à coroa britânica, rompida com o Vaticano desde o século anterior, quando Henrique VIII criou a Igreja Anglicana.As origens do conflitp nairlanda,o envolvimento de outras questões,como a política,em assuntos religiosos.
Religioso na aparência externa, o conflito da Irlanda é fundamentalmente étnico-nacional. Os irlandeses, primeiropovo das ilhas britânicas a ser cristianizado (por São Patrício, no século V), são descendentes dos celtas, como os bretões que deram nome às ilhas. Até hoje, além da fidelidade à Igreja Católica,afirmam sua identidade cultural pelo idioma gaélico, de origem céltica. A população protestante, concentrada no norte, descende dos anglo-saxões (ingleses e escoceses) enviados nos séculos 16 e 17 paracolonizar terras confiscadas de católicos.
Anexada formalmente ao Reino Unido em 1801, a Irlanda é castigada na segunda metade do século 19 por uma seca que destrói plantações e causa fome. Um milhão depessoas morrem e dois milhões emigram, principalmente para os EUA. No início do século 20, o nacionalismo volta a fermentar e culmina com o Levante da Páscoa, em 1916. Em resposta, Londres aceita aseparação dos condados do sul, mas mantém o controle sobre o Ulster em nome de proteger a maioria protestante da região.

Domingo Sangrento

O Domingo Sangrento de 1972 foi uma chacina que...
tracking img