Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação: O que você vai assistir a seguir trata-se da representação de uma trabalhadora de uma mina de carvão na Inglaterra do século XIX, onde o capitalismo industrial havia criado desigualdades humanas gigantescas, com condições de vidas miseráveis.
Narração (Betty): Betty Harris foi obrigada a se casar aos 16 anos, mesmo sem saber ler e escrever. Com um casamento desse arranjado, logosaberia que por ironia do destino iria engravidar, e não foi diferente.
Betty: Ai Senhor Jesus Cristinho, por quanto tempo mais vou ter que aturar? Desde muito tempo vivo nesse tormento. Que raiva! Eu nunca folgo. Queria era estudar pra me livrar do bruxo do meu patrão.
Narração (patrão): Seu patrão era um porco capitalista, que se achava o mais top de todos os top’s, mas que nunca na história doBrasil era tudo isso. Todavia, ninguém ousaria dar um “piu”, até por que, ele podia te por na rua em um piscar de olhos.
(Música). (O patrão de Betty chega).
Patrão: Como é que é? Me chamou de bruxo? Só pode ta ficando louca.
Betty: É, tu não ouviu?
(Ele parte pra cima dela).
Betty: Olha a lei Maria da Penha.
Patrão: Larga de ser trouxa pequena. Eu não sei como tu tem a coragem de falar queeu sou um bruxo, aliás, foi eu que te dei esse emprego.
Betty: Eu é que não sei como tu tem a coragem de chamar isso de emprego.
Patrão: E tu ainda continua reclamando. Garota tu tem que fazer é o que eu mandar, por que eu te dou dinheiro e o privilégio de olhar essa beleza encantadora que só eu tenho.
Betty: Hahaha, é muito iludido uma pessoa dessa. Tu acha mesmo que eu queria trabalhar aqui?Só o que eu ganho é um salário que nem uma formiga consegue ter conforto. Não se tem dignidade, respeito e se não obedecer fica na miséria. (Ela se dirige ate a mesa para comer). Fora que a comida daqui é uma porca...
(Ele a interrompe).
Patrão: Ei, ei, ei. Para agora de falar isso. Tu é muito mal agradecida, não sabe dar valor a nada. Já que você está reclamando da minha comida, fica sem comer.(Ele tira a comida dela). E procura trabalhar. (Patrão sai da cena).
Betty: Aaaai meu Deus, só queria realizar meu sonho de fazer medicina e parar de trabalhar feito uma condenada. Será pedir muito?
Narração: Betty ao terminar de cumprir sua carga horária, vai pra casa desamparada. Chegando lá, encontra sua irmã, na qual a aguardava com uma terrível notícia.
Narração (irmã): Sua irmã, não eranada mais nada menos que uma alcoviteira da vila, qualquer coisa que acontecia ali, pode-se ter certeza que em questões de segundos ela já tava sabendo. Tipo aqueles rádio corredor sabe? Só que beeeem pior.
Irmã: Betty, Betty. Tu não sabe o babado que ta rolando no pedaço.
Betty: Coisa boa eu sei que não é. Mas conta logo.
Irmã: Digamos que teu marido pegou uma passagem só de ida pro céu, oupro inferno, vai saber...
Betty: Mentiraaa?
Irmã: É serio, pelo menos agora tu ta livre desse traste.
Betty: Ei pequena, te acalma ai, so eu que posso falar dele assim. Mas como é que eu vou cuidar do meu filho sem pai?
Irmã: Merman, te vira.
(Betty se vira).
Irmã: Eu dou é graças a Deus por não ter mais que olhar na cara dele todo dia. (Sai de cena).
Betty: É doida.
Narração (comandante):Dentro desse universo comum, sobressai o comandante, com suas experiências extraordinárias. A vida no mar lhe ensinou conhecimentos que extrapolam a navegação, afloram também suas qualidades de homem honrado, de excelente jogador de pôquer, de um grande médico e de conquistador romântico, com uma pequena paixonite por Betty. Sabendo assim que ela estava viúva, vai a seu encontro com uma pequenaproposta, ou grande, quem sabe...
Comandante: Betty, Betty! (Ele entra na casa, Betty se assusta, ele pega a mão dela e se ajoelha). Prazer, Kleber, comandante do seu marido, venho ate esta bela donzela para lhe trazer uma péssima notícia.
Betty: E qual seria?
Comandante: Seu marido morreu. Eu nem posso imaginar como você deve ta se sentindo.
Betty: Aaaah, disso eu já sabia e eu nem gostava...
tracking img