Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

AULA TEMA – 02

A EMPRESA

TAMÍRIS DE CAMPOS

4ª SERIE ADM - RA: 1171375264

GRUPO – DET-20122_314

PROFESSORA/ TUTORA
CLARICE GONÇALVES PIRES MARQUES

SANTA BÁRBARA D’OESTE – SP
2012

Atividade de Auto Desenvolvimento.
Aula-tema 02:
A Empresa.

Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverápostá-la no ambiente virtual e aprendizagem. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-tutor.
O objetivo desta atividade é propiciar um exercício de aplicação prática dos conhecimentos obtidos sobre sociedades empresárias. Para desenvolvê-la, execute os passosdescritos a seguir:
1º Passo: Estude o Resumo desta aula-tema e os capítulos 3 e 4 do livro-texto, atentando-se para os diferentes tipos de sociedades e as diversas operações societárias e formas de concentração de empresas.
2º Passo: Pense em uma sociedade em nome coletivo constituída por 3 sócios.
3º Passo: Aponte, no máximo em 5 linhas, o principal inconveniente que o referido tiposocietário representa para seus sócios.
4º Passo: Encontre um tipo societário que seja adequado para eliminar o inconveniente apontado no passo anterior.
5º Passo: No máximo em 5 linhas, diga qual o tipo de sociedade encontrado para eliminar o inconveniente da sociedade em nome coletivo, justificando a escolha.
6º Passo: Utilizando no máximo 3 linhas, diga o nome e conceitue a operação a ser realizadapara alteração do tipo societário.

Resposta:
É notável que existem inúmeras empresas nos mais diferentes segmentos de mercado, em muitos casos a propriedade é dividida com mais de um proprietário, esse conceito dar-se nome de sociedade que por meio de um contrato entre pessoas estabelecem obrigações para contribuir seja com bens ou serviços para o exercício da atividade econômica, e a divisãoentre si dos resultados e obrigações do negócio.
Tendo como propósito, foi pensado em um tipo de sociedade em nome coletivo, por exemplo: Funilaria e Pintura 3 irmãos, empresa cujo o ramo é o conserto e pintura de veículos automotivos a propriedade é divida entre 03 sócios sendo todos da mesma família, irmãos.
Todos têm os mesmos direitos e deveres, suas responsabilidades são iguais, e vai alem docapital, um sócio responde com todo seu patrimônio por eventuais dívidas da empresa, para os outros 02 empregados é muito difícil saber qual ordem deve ser executada, pois por serem de mesma igualdade societária todos entendem que devem passar ordens para os empregados, o que muitas vezes causa confusão, pois as ordens são contraditórias, e sempre acaba deixando os funcionários confusos.
Paraque o negócio possa ter uma melhor gestão e divisão de poderes pode se aplicar a sociedade em comandita simples onde os comanditados são pessoas físicas responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, já os comanditários, respondem de acordo com o valor da sua cota, sua atuação é restrita, é um tipo de sociedade que não é muito usada, porém para que se possa definir o papel dossócios melhora a gestão do negócio.
Para que tal ação aconteça foi necessário aplicar um processo de transformação onde alterou-se o tipo de sociedade existente formando uma nova sociedade mais estruturada.

Roteiro de Estudos.

No ambiente empresarial, organização é fundamental. Afinal de contas, o empresário exerce uma atividade econômica que pressupõe a organização dos fatores que irão lhepropiciar lucro ou riqueza. Na sociedade empresária, isso começa pela organização jurídica da empresa que, nos limites da lei civil, é regida pelo contrato social.
Além de normatizar as relações jurídicas entre os sócios e estabelecer a estrutura societária, a importância do contrato social fica ainda mais patente quando o mesmo é levado a registro perante a Junta Comercial. É quando a sociedade...
tracking img