Renascimento obras e caracteristicas delas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O período que foi chamado de "Alto Renascimento", embora curto - 1490 a 1530, é considerado a época áurea do Renascimento, o apogeu de uma nova concepção espiritual e artística do mundo.

Uma dasprincipais características das obras do período em todos os gêneros - arquitetura, escultura e pintura - é que em vez de cenas complexas ou formas isoladas, em vez do requinte dos ornamentos, passamosa encontrar formas reduzidas a proporções simples, mas bastante generosas.

Também a policromia que marcou a primeira fase do Renascimento, passa a ser substituída pelo realce de algumas poucastonalidades principais. Na pintura, as figuras começam a ter dimensões significativamente maiores e os grupos de personagens ou figuras isoladas, enchem quase todo o espaço da composição - a figura parecequerer sair da pintura.

Esta fase sublime destaca 3 gigantes, 3 gênios incomparáveis: Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael . Três personalidades artísticas completamente diferentes, cada umamanifestando-se de forma inconfundível.

Leonardo, o investigador e pensador ensimesmado, inventor de aparelhos técnicos e máquinas bélicas, filósofo e ousado que afirmou ainda muito antes deCopérnico que "o Sol não se move". Pleno de mistérios e enigmas que até hoje intriga estudiosos e pesquisadores e enche de fantasias as mentes de escritores, como Dan Brown, em "O Código da Vinci".Michelangelo, o lutador solitário, nostálgico, a personalidade um tanto sombria em imenso contraste com a delicadeza e profundidade de suas lindíssimas obras. O gênio que esforçou-se até a exaustão paraatingir a perfeição e a beleza.

Rafael o jovem indômito, coroado de êxito, sensacional com sua obra cristaliana e transbordante de harmonia - a divina ligeireza.

O Renascimento expande-segloriosamente de Florença e da Toscana para Roma e o mundo. As obras do Alto Renascimento começam a ser criadas em honra do Papado que se considerava o herdeiro legítimo da Roma imperial e vira instrumendo...
tracking img