Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE SISTEMAS
A análise de sistemas é uma atividade que engloba a maioria das tarefas que chamamos coletivamente de engenharia de sistemas de computador. Frequentemente o termo é usado no contexto de análise de requisitos de software. Entretanto a análise de sistemas concentra-se em todos elementos do sistema e não apenas no software. A análise de sistemas é realizada com os objetivos deidentificar a necessidade do usuário; avaliar a concepção do sistema quanto a sua exiquidade; executar a análise econômica e técnica; atribuir funções ao hardware, ao software às pessoas, aos bancos de dados e aos demais elementos do sistema; estabelecer as restrições de prazo e custos; criar uma definição do sistema que constitua uma base para o trabalho de engenharia subsequente. Tanto a períciaem hardware quanto em software é exigida para que se possa atingir com sucesso os objetivos relacionados.
O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade. O analista de sistemas reúne-se com o cliente e com o usuário final. A identificação da necessidade é o ponto de partida na evolução de um sistema baseado em computador. São objetos de questõestípicas que devem ser respondidas: a função e o desempenho desejados, questões de confiabilidade, metas globais do sistema, requisitos de produção, mercados e concorrência, tecnologia disponivel, extensões futuras. Para começar o analista ajuda o cliente a definir as metas do sistema (produto) com questões do tipo: Quais informações devem ser produzidas? Quais informações devem ser fornecidas? Quefunções e desempenho são exigidos? O analista certifica-se de distinguir "necessidades" do cliente (características que sejam cruciais para o sucesso do sistema) e "desejos"do cliente (características desejáveis mas não essenciais).
Assim que as metas globais são identificadas o analista passa para uma avaliação das informações complementares: Existe tecnologia para construir o sistema? Quais recursosespeciais de desenvolvimento e produção serão exigidos? Quais os limites foram estabelecidos para os custos e para os parazos? Se o novo sistema for de fato um produto a ser desenvolvido para a venda a muitos clientes, as seguintes perguntas devem ser feitas: Qual o mercado em potencial para o produto? Como esse produto se compara com os produtos dos concorrentes? Que posição esse produto ocupa nalinha de produtos global da empresa?
As informações reunidas durante a etapa de identificação das necessidades são especificadas num Documento Conceitual do Sistema. O documento conceitual original às vezes é preparado pelo cliente antes das reuniões com o analista. Invariavelmente a comunicação entre o cliente e o analista resulta em modificações do documento.
O segundo passo do processo deanálise que abordamos aqui é o estudo de viabilidades. O desenvolvimento de um sistema baseado em computador é afetado pela escassez de recursos e datas de entrega críticas. Tanto é necessário como prudente avaliar-se a viabilidade de um projeto o mais cedo possível. Meses ou anos de esforços, milhares ou milhões de dólares e um grande embaraço profissional podem ser evitados se um sistema malconcebido for reconhecido logo na fase de definição. A viabilidade e a análise de riscos são relacionadas de muitas maneiras. Se o risco do projeto for grande, a viabilidade de se produzir um software de qualidade é reduzida. Durante o trabalho de engenharia de sistema concentramos nossa atenção em quatro áreas de interesse fundamentais: viabilidade econômica (avaliação do custo de desenvolvimentoconfrontada com a renda ou benefício últimos derivados do sistema desenvolvido); viabilidade técnica (estudo da função, desempenho e restrições que possam afetar a capacidade de se conseguir um sistema aceitável); viabilidade legal (determinação de qualquer infração, violação ou responsabilidade legal que possa resultar do desenvolvimento do sistema); alternativas (avaliação das abordagens...
tracking img