Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sistemas de Estoque
Os estoques são elementos reguladores no contexto da cadeia de valor. O intuito de técnicas e sistemas é de reduzir os estoques.
A verdade é que os estoques desempenham papel importante e possuem funções relacionadas às demandas de mercado, às características do produto e sua movimentação e à interferência da situação econômica.
A manutenção dos níveis de estoques sejaela de materiais ou componentes, produtos acabados prontos para uso ou consumo, podem levar a organização a tornar-se cada vez mais competitiva.

Demanda Independente
Determinada pelas condições de mercado, a demanda pelo consumidor ou cliente.a independente não é afetada pelas necessidades de produção, é gerada diretamente. Seus estoques incluem:
Comércio em geral, indústrias de serviços, bensde consumo e peças de substituição e manutenção e peças de reposição em organizações produtivas.

Demanda Dependente
Determinada pelas decisões de produção e está vinculada a uma demanda independente.
Um exemplo é o pneu de um carro de automóvel numa montadora de veículos, quando produzido como item de reposição para o mercado, ele se torna uma demanda independente.

Custos de EstoquesPara as organizações que utilizam altos volumes de estoque seria conveniente aplicar métodos mais analíticos que suportem as tomadas de decisão, a s

Custos de Aquisição
Estão relacionados aos “custos de pedir e obter”o material e se dividem em custos fixos e variáveis, os principais custos de aquisição:
Administrativos, inspeções, movimentações diversas e descontos, eventualmente na compra devolumes altos.

Custos de manutenção de estoques
Associados à existência do estoque desde o momento de sua aquisição até o seu consumo, os principais são:
Custo de espaço para armazenagem – Corresponde ao custo do espaço físico necessário para armazenar o material, que pode ser alugado ou próprio.
Custo de capital – Relacionado ao custo do dinheiro empatado no estoque, bastante subjetivorepresenta um percentual extremamente alto na composição dos custos totais de estoque.
Custo de serviço – Associado ao volume de estoque, é uma parte importante no custo de manutenção dos estoques, e se relaciona à proteção dos estoques contra quaisquer formas que podem danificar o produto e inutilizá-los em quantidade e qualidade.
Custo de risco – Se relaciona basicamente à obsolescência do material.Custo por falta de estoque – Provoca um impacto externo, incluindo atrasos de pedidos e perdas de lucros provenientes das perdas de vendas;
Interno, incluem perdas de produção, reprogramações e atrasos no atendimento das datas.
Custo total de estoque – Representado pela soma de aquisição e os custos de manutenção de estoques.

Método do lote econômico (EOQ)
Esse modelo tem o objetivo dedeterminar o tamanho de um lote a ser comprado ou produzido, com a intenção de minimizar os custos de aquisição e os custos anuais de ter estoque, buscando o equilíbrio entre vantagens e desvantagens de se manter um estoque.

Análise de sensibilidade
O cálculo do lote econômico permite a realização de diferentes tipos de análise, alterando-se os valores das variáveis de fórmula.
Análise do loteeconômico
O cálculo do lote econômico apresenta algumas restrições. Ele pressupõe que não haverá variação na demanda, e, na maioria das situações, a demanda não é uniforme, os descontos sofrem variações e afetam os custos totais de estoque.

Métodos de revisão periódica
Esse método consiste na revisão periódica, fixa e regular dos estoques. A demanda não é constante, dessa maneira, a demandatotal entre as revisões varia, e o tamanho do lote também sofre variações. Contudo, o período de revisão se mantém fixo.
O cuidado que se deve ter na utilização desse modelo está relacionado à fixação do período. as demandas podem oscilar, e se mantivermos fixos os períodos podemos ter rupturas de estoque.

Método de revisão contínua (ponto de pedido)
Mais conhecido como sistema de ponto de...
tracking img