Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO BAIRRO SOLAR NA REGIONAL BARREIRO, BELO HORIZONTE








Palavras-chaves: urbanização, impactos ambientais urbanos, uso e ocupação do solo.



Introdução

As mudanças ocorridas no cenário urbano brasileiro entre as décadas de 1940 e 1970, devido à inversão quanto ao lugar da residência dapopulação intensificou o êxodo rural rumo as grandes cidades brasileiras, sobretudo a partir dos anos 1940, as quais foram alimentadas pelo governo de Getúlio Vargas1 e pelo seu sucessor Juscelino Kubitschek[2]. Tais mudanças foram promovidas por ações políticas que visavam à industrialização do país, buscando fortalecer a economia interna. Com efeito, tal processo promoveu uma transformação social ehouve uma explosão demográfica nos centros urbanos, a população brasileira migrou das áreas rurais a procura de melhores condições de vida devido à oferta de trabalho proveniente do processo de industrialização, gerando um crescimento das cidades em ritmo acelerado (CARDOSO, 2007).

Esse intenso crescimento das cidades a partir da segunda metade do século XX trouxe alguns impactos na forma deorganização espacial dos centros urbanos. Dentre os impactos, as cidades tendem a expandir seus limites surgindo novos bairros, em geral, localizados nas periferias urbanas. Muitos desses bairros são loteamentos clandestinos, em áreas que não são destinadas para ocupação. Assim, há uma falta de planejamento e esses bairros surgem desordenados.

Os impactos ambientais urbanos são consequências daurbanização acelerada, pois, há um descompasso entre natureza e espaço urbano evidenciando que há problemas na maneira de como a sociedade vem se organizando. A partir do momento em que há mudanças nos padrões produtivos e nas dinâmicas populacionais, altera-se a natureza dos impactos e modifica as condições socioambientais dos aglomerados urbanos.

A Capital mineira, Belo Horizonte, pode serconsiderada como um exemplo esclarecedor desses processos. Belo Horizonte foi planejada com o intuito de ser uma cidade higiênica, saneada, livre de doenças, sendo inspirada nos modelos modernistas de cidades como Paris e Washington. Em algumas décadas, entretanto, a cidade apresentou um acelerado crescimento do seu tecido urbano, para fora do seu traçado original projetado por Aarão Reis e aospoucos foram surgindo novos bairros nas áreas periféricas (SOUZA, 2008).
A partir de 1920, Belo Horizonte apresentou grande expansão na zona suburbana[3], nesse momento o crescimento da cidade se deu para os vetores oeste, nordeste e noroeste. Alguns desses novos bairros possuíam caráter agrícola e foram ocupados sem planejamento e infraestrutura como aconteceu no Barreiro, localizado no vetor sul dacapital.

O Barreiro surgiu antes mesmo da fundação de Belo Horizonte. A Fazenda Barreiro era uma grande propriedade rural, situada ao sul do município que após a fundação da nova capital, fora desapropriada e servira como colônia agrícola para abastecer a nova cidade. Seu crescimento foi impulsionado pela instalação da indústria siderúrgica Mannesmann em 1940, que atraiu uma populaçãomajoritariamente operária para residir na região. A partir desse acontecimento outras companhias importantes também instalaram-se na região. O bairro Solar do Barreiro situado na parte sul da Regional Barreiro, próximo a Serra do Rola Moça, foi por muito tempo área rural ocupado por plantações. Sua ocupação iniciou-se na década de 1960, mas se desenvolveu de forma lenta, ainda hoje o bairro se encontra emprocesso de expansão, com áreas não aprovadas.

Com o avanço cada vez maior da urbanização houve também o aumento dos impactos ambientais, os quais podem contribuir para modificar completamente a dinâmica natural de uma área.

Objetivos

O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar quais foram as consequências do processo de urbanização do bairro Solar do Barreiro a partir de...
tracking img