Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Módulo 3 – Análise das Demonstrações Financeiras



1. Importância da Análise

As demonstrações financeiras representam um canal de comunicação entre a empresa e seus agentes externos, representados por Fornecedores, Clientes, Acionistas e o público em geral. Desta forma através do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo de Resultados e a Demonstração dasOrigens e Aplicações de Recursos, podemos analisar e avaliar a situação econômica e financeira de uma empresa. Essa análise porém não pode ser efetuada apenas pela leitura dos dados apresentados nos demonstrativos, os quais apresentam reduzido poder de explicação. É necessário, portanto a aplicação de um instrumental técnico de análise que transforma dados brutos em informações adequadas àformulação de julgamentos corretos, que devem orientar diferentes processos decisórios.
Além de se destinarem exclusivamente às diversas categorias de agentes externos, que mantém ou pretendem manter algum tipo de relacionamento com a empresa, as demonstrações financeiras podem e devem ser utilizadas intensamente para fins gerenciais, pelos próprios administradores da empresa, aqui consideradoscomo agentes internos.




2. Enfoques e Objetivos


Conforme os tipos de agentes ( externos ou internos ), a análise dos dados apresentados pelas demonstrações financeiras terá objetivos distintos, os quais determinarão a profundidade e o enfoque da análise. De qualquer forma, independente dos objetivos da análise, sempre será de grande interesse a observação da saúde financeira daempresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade.


1. Administradores da Empresa


Os administradores da empresa encontram-se em uma posição privilegiada em relação aos agentes externos, pois eles possuem acesso a um grande volume de informações internas da empresa, que nem sempre se encontram disponíveis e destacados nas demonstrações financeiras.
Além disso, aadministração da empresa, mediante a análise das demonstrações financeiras, terá condições de avaliar a eficiência no cumprimento de metas e os efeitos causados por decisões anteriores, confrontando os resultados reais com os objetivos traçados. Poderá também comparar o desempenho da empresa com os de seus concorrentes diretos, e manter inclusive a atenção voltada aos enfoques e objetivos dosagentes externos.


2. Agentes Externos


Os agentes externos formados por Fornecedores, Clientes, Instituições Financeiras, Acionistas, Órgãos Governamentais, Concorrentes, etc., analisam as demonstrações financeiras de uma empresa de acordo com enfoques e objetivos distintos, como por exemplo:


a) Fornecedores: a análise das demonstrações financeiras de seus clientesfornecerá subsídios para a programação da produção e das futuras vendas.
b) Acionistas: interesse pelo retorno do seu investimento, determinado pela valorização das ações nas Bolsas e pelos dividendos periodicamente distribuídos.


3. Procedimentos Básicos de Análise Financeira


Para a análise das demonstrações financeiras é necessária a aplicação de técnicas simples ebastante utilizadas, como a Análise Horizontal, a Análise Vertical e os Índices Econômico-Financeiros.


1. Análise Horizontal


A Análise Horizontal consiste na verificação da evolução de cada elemento componente das demonstrações financeiras, ao longo de períodos consecutivos.
Primeiramente devemos eleger o período que será considerado como o ponto de partida da análisecomparativa, avaliando-se a evolução dos elementos constantes das demonstrações financeiras dos períodos subseqüentes. A evolução ao longo dos períodos é representada por números-índices, calculados a partir de um índice base 100, correspondente aos itens patrimoniais e de resultado do período mais antigo.
A representação evolutiva através de números-índices é adequada quando temos...
tracking img