Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vamos começar esclarecendo alguns conceitos de estética na visão de alguns filósofos, para depois começarmos a falar sobre a Arte Grega.
O conceito de estética estudado em sala de aula e abordado emartigos, nos trás que ela nada mais é do que sinônimo de teoria da criação, relacionada à suas condições individuais, sociais e históricas.
Já na filosofia, a estética designa uma dimensão daexperiência e da ação humana que permite caracterizar algo como belo, agradável, sublime, grandioso, alegre, gracioso, poético ou então como feio, desagradável, inferior, desgracioso, trágico. Surgida naantiguidade, para dar conta de responder as questões relacionadas à arte. Seu nome tem origem grega e quer dizer percepção ou sensação, e foi na antiguidade em que ela se encontrava relacionada aoestudo da ética e da lógica, feitos principalmente por Platão e Aristóteles.
Para Platão, o belo é o bem, a verdade, a perfeição. Temos em Platão que a concepção de belo independe do juízo humano, ouseja, ele possui apenas uma atuação passiva, não está sob sua responsabilidade o julgamento do que é ou não é belo.
Já Aristóteles diferente de Platão, acreditava que o belo seja inseparável do homem, aarte é uma criação humana, por isso, não pode estar num mundo separado daquilo que é sensível ao homem. Para construir-se o belo eram então utilizados conceitos de simetria, ordenação, proposição,equilíbrio e ordenação.
Foi lá na Idade Média que a estética se tornou uma linha de pensamento exclusiva, com a preocupação dos aspectos da aparência e seus rebatimentos. No fim desta época o conceitoestético de Aristóteles é retomando.
Ao longo da história moderna e contemporânea o conceito de estética foi sendo transformado nas diversas escolas de pensamento, sendo Kant o referencial dequalquer discussão acerca de estética a partir da modernidade.
Kant define o conceito de estética como um juízo oriundo do sentimento, um mediador entre a razão e o intelecto, ou seja, é a percepção do...
tracking img