Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia
Alair Gomes nasceu numa família de classe média em Valença (RJ), mudando-se ainda criança para a capital do estado. Formou-se em engenharia civil e eletrônica em 1944, mas em1948 abandonou essa carreira para se dedicar à pesquisa autônoma de filosofia da ciência, estética e história da arte. Ensinou filosofia da ciência na Universidade de Yale (Estados Unidos)e foi autodidata também em física, matemática, biologia e neuropsicologia. A partir de 1962, foi Professor Assistente 20 horas do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro. Realizou longas viagens para a Europa, Oriente e Estados Unidos, onde foi bolsista da Guggenheim Foundation por um ano. No campo da crítica literária, fundou arevista Magog, em 1946, junto com o poeta Marcos Konder Reis e outros. Irmão de Aïla de Oliveira Gomes, que foi durante muitos anos Professora Titular de Inglês da Faculdade de Letras daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, tradutora e ensaista literária.
Desde a juventude, desejou se tornar um escritor, espelhando-se em nomes como Arthur Rimbaud e D. H. Lawrence, cujasobras admirava pela ousadia no tratamento da intimidade. A partir disso, criou os Journals, diários íntimos escritos à mão e em inglês, nos quais relata as suas experiênciaserótico-amorosas, o que viria, mais tarde, e ser uma das principais matrizes do seu trabalho fotográfico.
Seus primeiros contatos com uma câmera fotográfica ocorreram em 1965, durante uma viagem àEuropa, quando um amigo lhe emprestou uma Leica. Entretanto, com intenções mais amplas, a primeira incursão na fotografia ocorreu com a compra, no ano seguinte, de sua primeira câmera. Foi em1966 que o artista começou a aventurar-se na fotografia de rapazes na rua, produzindo longas sequências que o tornariam um dos precursores do homoerotismo fotográfico no Brasil. [2]
tracking img