Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Uma bola de aço de massa igual a m é largada de uma altura H sobre uma barra de aço horizontal. A bola permanece em contato com a barra por um intervalo de tempo (t e é rebatida até uma altura 4H/9. Determine a força média (vetor) exercida sobre a bola, durante a colisão, em função de m, g, H, t e dos vetores unitários que se fizerem necessários.
















Pelo Teoremado Impulso-Momento Linear temos:
[pic]























2. Um projétil de massa m atinge e se engasta num bloco de madeira de massa M que está em repouso numa superfície horizontal, preso a uma mola em espiral cuja constante elástica é k. O impacto produz uma compressão máxima na mola igual a x. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície é (c.Determine (a) a velocidade do bloco imediatamente após a colisão e (b) a velocidade inicial do projétil. Expresse suas respostas em termos das grandezas m, M, g , (c , k e x que se fizerem necessárias.

























































3. Duas esferas A (massa m) e B (massa 2m), suspensas por fios de mesmocomprimento L, são abandonadas das posições indicadas na figura abaixo. Após a colisão A e B permanecem unidas. A aceleração da gravidade é g. Determine: (a) o vetor velocidade das esferas imediatamente após a colisão, em função de L, g, ( e dos vetores unitários que se fizerem necessários; (b) a fração da energia cinética inicial que se mantém após a colisão.












(a) As esferas A eB são abandonadas de uma mesma altura inicial, portanto, terão no momento da colisão a mesma velocidade inicial (módulo). Pela Conservação da Energia Mecânica:
[pic]



[pic]





[pic]
















4. A carreta A é empurrada com uma velocidade de módulo 5v0 em direção à carreta B que inicialmente está em repouso. Após a colisão, A recua com velocidade v0, enquantoque B move-se para a direita com velocidade de 3v0. Num segundo experimento, A é carregada com uma massa M e empurrada contra B (em repouso) com velocidade de 5v0. Após a colisão, A permanece em repouso, enquanto que B move-se para a direita com velocidade de 5v0. Determine a massa de cada carreta, em função de M.




























5. Os discos A (massa m evelocidade de módulo 3 v), B (massa 1,5 m e velocidade de módulo v) e C (massa 2,5 m) se aproximam da origem deslizando sobre uma mesa de ar sem atrito. Todos os discos atingem a origem no mesmo instante.
(a) Determine o vetor velocidade inicial do disco C (em função de v) para que os três discos unidos se desloquem com velocidade de módulo v no sentido positivo do eixo x após a colisão. (b)Determine a variação de energia cinética do sistema constituído pelos três discos (em função de m e v) ocasionada pela colisão.



































































6. Um objeto de massa M desloca-se horizontalmente para a direita sobre uma superfície sem atrito, com uma velocidade v0 (em relação àTerra). Num determinado instante o objeto explode em dois fragmentos de massas iguais. Devido a explosão o fragmento 1 adquire uma velocidade relativa ao fragmento 2 para a direita de módulo 2v0. Determine, em função das grandezas M e v0 que se fizerem necessárias, (a) a velocidade do fragmento 2 em relação à Terra e (b) o acréscimo de energia ao sistema devido a explosão.











|| |
|Inicialmente, o objeto desloca-se horizontalmente, para a |A energia cinética inicial é: |
|direita, com velocidade [pic] em relação à Terra. | |
|O...
tracking img