Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CESUFOZ – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU
CURSO: Ciências Contábeis – 1º Período
DISCIPLINA: Economia e Negócios
Prof.: Nilson Nagata

ECONOMIA - Definição

A palavra economiaderiva do grego OIKONOMÍA (de ÓIKOS, casa; NÓMOS, lei), que significa a administração de uma casa ou Estado.

Conceito: É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregarrecursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Essa definição contém váriosconceitos importantes, que são a base e o objeto de estudo da Ciência Econômica:
Escolha;
Escassez;
Necessidades;
Recursos;
Produção;
Distribuição.

Recursos Limitados Versus NecessidadesIlimitadas

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, esempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida. Isso obriga a sociedade a escolher entre as alternativas de produção e dedistribuição dos resultados das atividades produtivas aos vários grupos da sociedade.
Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhuma deles dispõe de todos os recursos necessários parasatisfazer todas as necessidades da coletividade.
Assim, tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se as necessidades humanas ilimitadas.
Essa é uma questãocentral do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.
Se os recursos não fossem limitados, ou seja, se não existisse escassez,não seria necessário estudar questões como inflação, desemprego, crescimento, déficit público, vulnerabilidade externa. Mas a realidade não é assim, e a sociedade tem de tomar decisões sobre a...
tracking img