Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Administração científica
De acordo com Motta (1979), essa teoria é caracterizada pela constituição de uma organização formal, que compreende que deve haver uma cooperação entre gestores e empregados para que os objetivos da organização sejam atingidos e para que os resultados sejam máximos, e concebe o homem como um ser altamente movido por incentivos materiais. A Administração Científica foiresponsável por introduzir método e racionalidade na execução do trabalho, prescrevendo uma série de orientações e normas para a administração.
Frederick Winslow Taylor
Taylor nasceu em 1856, na Pensilvânia, filho de uma família abastada. Apesar disso, e de ter sido aprovado no exame de admissão da Escola de Direito de Harvard, Taylor tornou-se trabalhador manual. Entre 1874 e 1878 eletrabalhou para uma empresa fabricante de bombas, foi nessa empresa que Taylor começou a observar o que considerava má administração. Aos 22 anos, ingressou na Midvale Steel, uma usina siderúrgica, na qual passou 12 anos, começando como trabalhador e terminando como engenheiro chefe, foi nessa empresa que ele observou os problemas das operações fabris, com destaque para o fato de que a administração nãotinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador; de que muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades; não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador; de que havia conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade de produção; de que os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais eles não eram aptos; e de que muitas decisõesdos administradores baseavam-se na intuição e no palpite. (MAXIMIANO, 2007)
Em sua carreira, por meio de observações e experiências, ele começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefa, no qual mais tarde se tornaria a Administração Científica.
Entre 1890 e 1893, Taylor foi gerente geral de uma empresa fabricante de papel, tornou-se consultor e em 1893 foi contratado para trabalharexclusivamente na Bethlehem Steel , uma das grandes empresas siderúrgicas , na qual desenvolveu suas ideias a respeito da administração científica (MAXIMIANO, 2007).
Taylor baseou seu sistema de administração no estudo de tempos e nas linhas de produção, ele analisou e cronometrou os tempos dos movimentos dos operários siderúrgicos realizando uma série de trabalhos, assim ele dividiu cada funçãoem seus menores componentes e projetou os melhores e mais rápidos meios para executar esses componentes. Com isso, Taylor estabeleceu quanto os trabalhadores deveriam ser capazes de produzir com o equipamento e materiais disponíveis.
Foi a partir de 1898 que Taylor, baseado no pressuposto de que através do estudo científico de cada movimento, de cada operação, numa indústria manufatureira, podemcolher-se dados que levam à determinação da capacidade de produção razoável do homem e da máquina, trazendo, como consequência, aumento de eficiência. Em 1901, Taylor resolveu abandonar suas atividades remuneradas e fixou-se em Philadelphia, tendo devotado o resto da vida à disseminação da nova teoria administrativa, servindo gratuitamente a todos que manifestassem desejo sincero de aplicar seusmétodos. (SILVA, 1960)
Fases da Administração Científica
De acordo com Maximiano (2007), o berço da administração científica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos, da qual Taylor era sócio e chegou à presidência, o movimento da Administração Científica desenvolveu-se em três momentos.
Segundo Maximiano (2007), na primeira fase, o problema do qual a Sociedade ocupou-se quase queexclusivamente nas reuniões era o problema dos salários . O sistema de pagamento por dia trabalhado e por peça produzida, existentes na época, dava-se a entender ao trabalhador que só o patrão era beneficiado por seu esforço, desestimulando-o, assim os trabalhadores não se empenhava o suficiente. Se o pagamento era diário, o trabalhador produzia somente o que ele achava necessário, já se o...
tracking img