Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO


Prof. João Francisco Favoreto
Especialista em Informática pela PUCCamp
Professor do curso de Ciência da Computação
Faculdade Comunitária Santa Bárbara D´Oeste - SP
joaofrancisco234@uol.com.br













RESUMO:

O surgimento do computador e dos processos computacionais tem revolucionado as estruturas sociais humana, a educação nãopode estar alheia a esta “revolução” que as novas tecnologias de informação tem propiciado. O computador pode ser uma excelente ferramenta de mediação na construção do conhecimento. Para formação do individuo na sociedade competitiva que vivemos é importe associar ao processo educativo estas novas ferramentas de mediação e construção do conhecimento que a informática têm disponibilizado aoseducadores e educando. O computador por si só não é capaz de educar nem formar nenhum individuo, mas associado a um processo educativo mediado por um educador, pode proporcionar ao educando excelentes resultados.

Palavras chaves: Informática educativa, educação, informática, construção do conhecimento, epistemologia.






1. INTRODUÇÃO:


Há pelo menos dez anos, osestabelecimentos escolares abriram espaço para uma peça que em pouco tempo, transformou-se em um recurso indispensável no processo de aprendizagem: o computador, que passou a ser uma ferramenta de auxílio na construção do conhecimento em todas as áreas da educação. Usado desde as primeiras séries do ensino fundamental, o micro computador desenvolve o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de concentração, odesenvolvimento da coordenação motora, orientação espacial, etc. A informática veio para dinamizar o processo de aprendizagem, aguçando a curiosidade dos alunos e desvendar um mundo de novidades tecnológicas, contudo o computador não substitui a presença do educador na sala de aula. Presente, inicialmente na rede particular de ensino e depois na rede pública, o computador é uma ferramentafacilitadora do ensino, muitos educadores são unânimes na opinião de que a informática veio para dinamizar e operacionalizar o processo pedagógico.

A cada dia que passa, a informática está mais presente na sociedade, desde as atividades profissionais até as atividades de lazer, de casa ao trabalho, em todo os lugares depara-se com o computador. Não é diferente quando se trata do processoeducacional, o computador já é um instrumento presente na maioria das escolas. A informática é um importante instrumento de desenvolvimento pedagógico, portanto, não só pode como deve ser utilizado em todos os níveis de desenvolvimento da relação ensino – aprendizagem.

A introdução dos computadores e da informática na escola pode ocupar um lugar de destaque pelo poder de processamento de informação quepossui. A informática é ao mesmo tempo uma ferramenta e um instrumento de mediação. É uma ferramenta porque permite ao usuário (seja ele aluno ou professor) construir objetos virtuais, modelar fenômenos em quase todos os campos do conhecimento, desenvolver a capacidade de concentração e possibilitar o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento. O educador ao mediar umnovo modo de representação do conteúdo ensinado, além de proporcionar ao aluno uma atividade educacional oferece um instrumento motivador.






2. INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA:


O computador como ferramenta de ensino possui diversos recursos que podem ser explorados, a fim de facilitar o processo de desenvolvimento da construção do conhecimento. A informáticadisponibiliza recursos que são excelentes ferramentas que não só despertam o interesse e a concentração como também aperfeiçoam o desenvolvimento da criatividade e habilidade do educando.

As escolas vivem um momento em que a disseminação do computador no processo educativo atingiu larga escala, mas o impacto das mudanças que ele pode provocar ainda não ocorreu, embora existam modalidades de uso...
tracking img