Trabalho

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
rio macacuA Bacia Hidrográfica do rio Macacu
A bacia do Guapi/Macacu possui uma área de drenagem de cerca de 1640 km² e uma população estimada em 106.341 mil habitantes (JICA, 1994). É limitada ao norte e noroeste pela serra dos Órgãos, à nordeste pela serra de Macaé de Cima, à leste pelas serras da Botija e de Monte Azul e ao sul pelas serras do Sambê e dos Garcias.
O município de Cachoeira deMacacu tem 90% de sua área nesta bacia, Guapimirim tem aproximadamente 95% e Itaboraí, 12%.
O rio Macacu nasce na serra dos Órgãos, a cerca de 1700m de altitude, no município de Cachoeiras de Macacu, e percorre aproximadamente 74 km até a sua junção com o Guapimirim. Os principais afluentes são os rios São Joaquim, Bela Vista, Bengala, Soarinho, das Pedras, Pontilhão e Alto Jacu, pela margemesquerda, e os rios Duas Barras, Cassiano e Guapiaçu, seu maior afluente pela margem direita.
A partir da confluência do Guapiaçu com o Macacu inicia-se o Canal de Imunana, construído pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) com o objetivo de drenar as áreas adjacentes frequentemente inundadas. Com a construção do canal o curso natural do Macacu foi desviado e ele se uniu aoGuapimirim. Sua área de drenagem, por essa razão, foi enormemente aumentada e o rio Guapimirim, após receber as águas do Macacu/Guapiaçu passou a ser chamado de Guapi até a sua foz na Baía de Guanabara. O rio Caceribu, que também era afluente do Macacu pela margem esquerda, ganhou, a partir das obras do DNOS, desembocadura independente, ocupando o antigo baixo leito e a foz do Macacu na Baía deGuanabara.
A Bacia do Guapi/Macacu é responsável pelo abastecimento de cerca de 2,5 milhões habitantes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirm, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, além de ser utilizada para irrigação e piscicultura.
O uso do solo é predominantemente rural, com áreas de vegetação natural, agricultura e de pastagens.
A história da ocupação de área da bacia do rio Macacuremonta do início da colonização do Brasil. A sesmaria de Macacu, estabelecida em 1571, teve seu primeiro povoado denominado Santo Antônio de Sá. Em 1923, este povoado recebeu o nome de Cachoeira de Macacu.
No caso do município de Magé, sua origem data de 1567, com a instalação do povoado de Magé, próximo a foz do rio Magé. O município de Guapimirim foi criado a partir do desmembramento de Magé(criação em 21/12/1990 e instalação em 01/01/93).
A ocupação do recôncavo da baía deu-se a partir da plantação da cana-de-açúcar nas terras baixas e de colinas (séculos XVI a XVIII).
Os rios nas áreas de baixadas exerceram importante papel na penetração e colonização da região. "Ao longo de suas margens é que se foram alinhando engenhos e fazendas e por eles é que descia para o Rio de Janeiro aprodução" (Lamego, 1948).
O rio Macacu era navegável até Porto das Caixas (atualmente Bacia do Rio Caceribu) onde era realizado o embarque da produção de Itaboraí.
Quanto ao relevo, encontram-se na bacia do rio Macacu, de montante para jusante, as escarpas e reversos da serra do Mar seguidas de colinas e maciços costeiros, uma pequena área de tabuleiros costeiros e, finalmente, grandes áreas de planíciescosteiras e modelados de acumulação fluvial.
As altitudes máximas são encontradas junto às nascentes dos rios e são na ordem de 1700m, no rio Macacu, 1200m no rio Guapiaçu e 2000m no rio Guapimirim.
Observa-se na área da bacia o bioma Mata Atlântica e os ecossistemas campos de altitude, manguezais, brejos, rios e estuários. Na bacia do Guapi/Macacu, no município de Guapimirim, localizam-separcialmente, sob a tutela federal, as seguintes Unidades de Conservação: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim, localizada na foz do Guapi e de outros rios do leste da Guanabara. Esta foi criada pelo Decreto Presidencial nº 90.225 de 25 de setembro de 1984, para proteger os manguezais remanescentes no litoral da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!