Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Diagnóstico Empresarial - Por quê realizá-lo?
Diagnóstico Empresarial
Muitas vezes as empresas convivem com uma série de problemas, que apesar de conhecê-los bem, nem sempre  têm  tempo e condições de saná-los. Para isto é necessário o apoio de profissionais especializados, aptos a executar um diagnóstico empresarial e identificar   rapidamente as reais origens destes problemas e nãosomente suas conseqüências, para então poder montar um  programa  para desenvolvimento de soluções que irá melhorar toda a organização da empresa, tendo como principal conseqüência a melhoria do Lucro.
Principais Benefícios:
1.Saber exatamente onde estão os ERROS
2.Perfeito entendimento de COMO eliminar os ERROS
3.Resolver os problemas de maneira PRÁTICA e OBJETIVA
4.Evitar tentativasfrustradas de SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
5.Ir DIRETO AO PONTO sem perda de tempo
6.Estabelecer um PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA
7.Permitir iniciar a ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA de forma sistematizada  
Como obter um diasnóstico, que seja o mais próximo possível da realidade da empresa?
O elemento humano continua sendo o fator necessário ao sucesso de uma empresa. A ação conjunta de todo o pessoal envolvido é oque leva ao bom desempenho da atividade de qualquer negócio. De nada adianta softwares de última geração e tecnologia de ponta, se não tivermos uma mão de obra bem preparada para poder interagir rapidamente com o mercado, os clientes e até mesmo com os concorrentes.
Cientes disso, qualquer diagnóstico empresarial que se preze, têm que dar importância máxima a área de Recursos Humanos da empresa,que, diga-se de passagem, não são em todas as empresas que podemos dar esta denominação, pois muitas não possuem uma área de Recursos Humanos, mas sim um departamento de pessoal, o que é bem diferente.
Um departamento pessoal tem a finalidade de admitir e demitir funcionários, calcular folhas de pagamento, controlar férias, 13º Salário, recolher guias de impostos enfim, tem que administrar aburocracia que este departamento gera.
Já a área de Recursos Humanos é mais abrangente e envolve o departamento de pessoal que é mero coadjuvante.
Não é nossa pretensão aqui, nos aprofundarmos muito neste tema, mas sim dar uma idéia da importância desta área e sua abrangência na gestão empresarial.
Podemos citar por exemplos alguns itens básicos e primordiais que devem existir na estrutura dequalquer empresa que queira se organizar e melhorar seus processos de trabalho e que um diagnóstico empresarial fatalmente cobraria.
Alguns itens básicos que toda empresa deve ter para poder dizer que possui uma área de Recursos Humanos:
1.Montar um Organograma enxuto com um número de pessoas estritamente indispensáveis;
2.Conferir a eles autoridade e responsabilidade bem estabelecidas;3.Definir as linhas hierárquicas de comando e subordinações;
4.Conferir a todo o pessoal um Programa de Treinamento, Aprimoramento e Motivação;
5.Estabelecer critérios de Avaliação de Desempenho;
6.Definir as rotinas e controles do departamento de Recursos Humanos,  envolvendo;
1)- Cartilha para Seleção/Recrutamento/Admissão/Demissão;
2)- Modelos p/ entrevistas de desligamento;
3)-Técnicasp/ aplicar Avaliação de Desempenho Individual;
4)- Técnicas p/ Avaliação de Cargos e Salários;
5) - Composição dos Encargos Sociais e trabalhistas;
6) - Redigir os manuais de todas as funções, especificando os direitos e obrigações da função, bem como suas rotinas e metas diárias, mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo anuais, lógico que de acordo com o cargo ocupado.
Portanto ao seiniciar um diagnóstico empresarial, uma das primeiras ações que se deve tomar e a de entrevistar as chamadas “pessoas chaves”. São os funcionários mais importantes em cada um dos departamentos da empresa.
Normalmente, realizam-se entrevistas pessoais com estas pessoas, a fim de conhecer melhor, o nível da mão de obra daquela organização, conhecer como pensam os funcionários e principalmente, como...
tracking img