Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INPER

TEMA: MOTIVAÇÃO E TREINAMENTO

GRUPO:
MÍRIAN SOARES ANDRADE
POLYANNA DE LIMA
MIRLENE BATISTA DA SILVA
IRANILDO
OSIMAR
SHEILA
PALOMA CRISTINA
RAYANNA
ARLINE CORREIA

PROFESSOR: GEORGE SÁ

MOTIVAÇÃO E TREINAMENTO
Há algum tempo,quando falávamos em treinamento motivacional para alguns empresário,a primeira ideia que surgia era de qualificar funcionário para depois perde -lospara o mercado ou para o seu próprio negócio .Esse modo de pensar tem mudado diante dos resultados obtidos com o treinamento e motivação de funcionário em empresas do mundo inteiro.
Hoje sabemos que treinar e motivar equipes,valorizar os colaboradores,dar oportunidades de crescimento,tudo isso é fundamental para aumentar a qualidade e melhorar o desempenho dos empregados.E Em todo e qualquernegócio isso começa pela liderança exercida pela empresa.Os líderes de cada negócio são os maiores responsáveis por manter os empregados interessados e motivados.
De acordo com Semio Timeni Segundo, criar um ambiente grupal com laços individuais é a grande missão do líder na busca para ter uma equipe motivada. “Não é só dar plano de saúde ou vale refeição, é criar vínculos com os colaboradorespara que o líder saiba o que motiva cada um. Pois a dose de incentivos é personalizada. Para alguns, é se sentir desafiado. Para outros, acolhido. Ou ainda reconhecido e por aí vai.”
Semio Timeni Segundo, diretor da ATCA Pesquisas Empresariais, empresa especializada em consultoria, capacitação e treinamento com mais de dez anos de atuação na cidade do Natal.
Basicamente, o primeiro ponto é criarum ambiente desafiador, interessante, onde os colaboradores possam aprender dentro desse lugar e a função de cuidar disso tudo desde a chegada desse colaborador é do líder.
Mas o treinamento motivacional não deve ser feito apenas quando o colaborador passa a fazer parte da empresa. Não adianta um dia de treinamento, um dia de motivação, um dia de palestra. É um processo em busca da melhoriacontinua do funcionário, e consequentemente da empresa, que precisa ser planejado. Para uma verdadeira mudança motivacional, o empregador deve investir em capacitações comportamentais, que buscam modelar as ações que geram resultados a curto, médio e longo prazo.
A esse processo, Frederico Alecrim, dá o nome de Programa de Ativação Continua. “O colaborador precisa ser ativado sempre. No momento que elechega com muito treinamento e no decorrer no tempo fazer sempre aquela ativação, aquela reativação, àquela reciclagem”. Dessa maneira é possível manter o padrão de motivação do funcionário e de produtividade para a empresa.
Frederico Alecrim, consultor e palestrante da empresa Ponto de Referência e autor do livro “Uagogo mais – Para Inspirar você e seu negócio”.
Antes desse processo decapacitação e treinamento, ainda é possível definir a pessoa certa para cada área de trabalho. Isso pode ser feito através de testes modernos de tendência comportamental que ajudam a definir as características intrínsecas do colaborador e no que ele pode se identificar. Como explica, Semio Timeni Segundo: A verdade é que até mesmo a pessoa, muitas vezes, não sabe o que gosta, o que é competente pararealizar. Um dos mais reconhecidos testes é o Quantum Assessment porque bebe na fonte de diversos outros testes consagrados, mas foi totalmente construído para a cultura brasileira.
Além dessa possibilidade, a escolha da pessoa certa para uma determinada área de trabalho pode ser feita por meio de um perfil, que é traçado por uma ferramenta chamada por Frederico Alecrim de SAS – Ser, Aprender e Servir.“Para encontrar a pessoa certa para uma função você tem que definir o “servir”, quais as atividades que essa pessoa vai desenvolver e pra quem. Após listar essas principais atividades segue para o segundo ponto que é o “aprender”. Nesse momento leva-se em consideração tudo que a pessoa já deve trazer como bagagem pra desenvolver as atividades específicas. E isso já se torna um ponto de corte,...
tracking img