A geografia da pobreza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Geografia da pobreza
Conceito
A pobreza é a condição de vida na qual os indivíduos estão incapacitados de suprir as necessidades mínimas indispensáveis para seu desenvolvimento normal,tanto comobiológico quanto como cidadão.
Entretanto,existem vários critérios para se aferir a incidência da pobreza e da exclusão social.
Critérios para Aferir a Incidência da Pobreza e da Exclusão SocialComo vimos,a renda não é um dos componentes do IPH medido pela ONU nos países subdesenvolvidos,entre os quais o Brasil.Partindo da renda familiar per capita. Pesquisadores brasileiros traçaram uma linhanacional de pobreza mostra a distribuição desigual da pobreza no interior do espaço nacional.
A Situação Social Do Brasil,pelas Lentes da Linha Nacional de Pobreza
Pelas lentes da linha nacional dapobreza ,a situação social no Brasil é bem mais dramática do que pelas lentes do IPH.Em 1990 ,44 % da população brasileira encontrava-se abaixo dessa linha. Em 2002,a incidência da pobreza haviarecuado,mas os patamares continuavam vergonhosos : 30% dos brasileiros,eram pobres.
A Incidência da Pobreza
Em primeiro lugar, a incidência de pobreza é mais acentuada nas áreas rurais que naus áreasurbanas: Cerca de 39% da população rural é pobre no Brasil, enquanto a pobreza atinge quase 28% dos habitantes das áreas urbanas.
Caracteristicas
A segunda característica esta fortemente relacionadacom a primeira:a pobreza no Brasil tem um forte componente regional,e a região mais pobre é também a que apresenta maior proporção de pessoas vivendo no meio rural.Enquanto no nordeste mais da metadeda população é pobre,na região sudeste cerca de 19% estão abaixo da linha da pobreza.Os contrastes são ainda mais evidentes quando compararmos a situação dos estados :enquanto no maranhão os pobresrepresentam 62 % da população,em santa Catarina a pobreza atinge monos que 13%.
A Elevada Incidência de Pobreza no Nordeste

A elevada incidência de pobreza no nordeste tem raízes na economia...
tracking img