Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - UFPI
DISCIPLINA:COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA
CURSO: BACHARELADO EM JORNALISMO
PERIODO : 2011-1 TURNO : INTEGRALPROFESSOR: JOSÉ INACIO
ALUNA : IRISNEIDE DE SOUSA SANTIAGO

Funções de linguagem

Componente da 2º avaliação

Com base emCOPI Inving,Definição.In:Introdução a lógica São Paulo:Mestre Joy,1978.p115-135,caracterize:

1º) Os propósitos da definição.

1- Para aumentar o vocabulário

Na conversação e na leitura,deparamo-nos ,frequentemente , com as palavras que não são familiares, e cujo significado não é esclarecido pelos respectivos contextos. Para compreender o que foi dito, é necessário apurar o que foidito , é necessário apurar o que as palavras significam, é quando as definições se tornam precisas.Portanto, a propósito da definição é ampliar o vocabulário da pessoa para quem a definição éelaborada.

2- Para eliminar ambigüidade

A linguagem ambigua pode levar-nos não só a fazer racionios falazes, mas também a discussões que são meramente verbais. Alguns aparentes desacordo, nãocorrespondem a diferenças autenticas de opinião, mas, tão somente a diferentes usos de um termo.Sóse pode resolver as disputas verbais, dando definições dos termos ambiguos envolvidos .O segundo propósito dadefinição,portanto, é eliminar a ambiguidade , tanto para expor as falácias de equivócos como para resolver disputas que são meramente verbais.

3- Para aclarar o significado

Uma outraocasião para definir um termo surge quando desejamos usá-los, mas não temos a completa certeza dos limites da sua aplicabilidade, ainda que, em certos sentidos saibamos o que significa. Aclarar o significadode um termo equivale a eliminar a sua vagueza, o que é obtido dando-lhe uma definição que permitirá decidir sobre a sua aplicabilidade em cada situação particular. Um terceiro propósito da...
tracking img