Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA — UNISUAM
CENRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

Tainá Guinodi dos Santos

SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL:

E a proporção de suas consequências

Rio de Janeiro
2012
Tainá Guinodi dos Santos

SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL:
E a proporção de suas consequencias
Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Bacharel emDireito da UNISUAM como requisito parcial obrigatório para aprovação na disciplina Técnica de Estudo e Pesquisa Jurídica, ministrada pelo prof. Felipe Tavares, com vistas à apresentação da Monografia de Conclusão de Curso.

Orientador: ____________________________________

Rio de Janeiro
2012
SUMÁRIO

Introdução x
Problema xHipótese----------------------------------------------------------------- x
Objetivos x
Justificativa x
Metodologia x
Cronograma x
Referências x


Introdução

Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedadee temor em relação ao outro genitor.
O mais comum é acontecer com a separação do casal, onde como um meio de vingança por ressentimentos ou mágoas, um dos pais denigre a moral do ex cônjuge, para com o filho como um processo que consiste em programar uma criança para que odeie um de seus genitores sem justificativa.
Isso é mais comum do que possamos imaginar, visto que 80% dos filhos de paisdivorciados já sofreram algum tipo de alienação parental, cerca de 20 milhões de crianças.
As famílias modernas vivem uma época de relacionamentos conturbados, são comuns as separações conjugais e os refazimentos das famílias, mas muitos ainda têm dificuldades com essa situação, e a criança que não tem culpa desses relacionamentos não ter dado certo e muitas vezes ainda nem entendem tãosituação, são obrigadas a lidar com isso e com a síndrome da alienação parental ainda se torna muito mais difícil esse entendimento.
Há de se ressaltar também que esse problema é histórico, pois muitas pessoas ainda têm a idéia de mulher, como mãe, tem mais capacidades de criar um filho do que o pai, por ser homem, isto se deve por tempos atrás a mulher ser vista como a dona de casa, que tem a função decuidar dos filhos enquanto o homem trabalha para o sustento da casa. Visto isso mostra como apesar de acontecer com freqüência, o divórcio ainda é um fato novo, que ainda não se inclui na nossa cultura, ainda faltam mudanças para que desde pequeno o homem seja criado para ser pai e não só o trabalhador que tem o dever de colocar “a comida na mesa”.
Deve se considerar que identificar esse tipo detratamento não é tão fácil quanto parece, para configurar a Síndrome da Alienação Parental, há de se confiar a tarefa a um psicólogo especializado, que conheça ou que tenha estudado este tipo de enfermidade. É preciso que os genitores passem por uma série de testes psicológicos, e que se formulem recomendações.


Problema

Quando se consuma a alienação e muitas vezes a desistência ouimpossibilidade do alienado estar com o filho, caracteriza-se a alienação parental, gerando esta muitos problemas principalmente no que tange ao psicológico da criança, uma vez instalada no menor mesmo que não possa ser reparada imediatamente, gera conseqüências que podem ser vistas até mesmo na fase adulta do indivíduo, como: complexo de culpa por ter sido cúmplice da injustiça com o alienado e tendocomo único exemplo o genitor alienante, podendo até repetir tão ato da alienação no futuro com o seu filho.
Hipótese

Inseridos nesse assunto há de se exaltar que a alienação pode ir muito além da perturbação do menor e o bloqueio de acesso e contato com um dos pais, quanto ao alienante caluniar ou injuriar o alienado, ou mesmo difamá-lo quanto a falsas denúncias de crimes sexuais, o que...
tracking img