Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPACTO DA AUTOMAÇÃO NA SOCIEDADE. |
|
|
Abordamos neste trabalho alguns aspectos impactantes a sociedade diante a automação. Definições, vantagens, desvantagens, presente e futuro. |
|
Franq Cleiton Batista Araujo |
28/2/2011 |
|

Unic
Universidade de Cuiabá
Gestão de Produção Industrial
Profº: Hermon

* Sumário:
Introdução
Definições
2.1 Mecanização;2.2 Autonomação;
2.3 Automação;
2.4 Vantagens;
Por que Automatizar?
* 3.1Ser competitivo:
* 3.2 Oferecer melhores serviços:
* 3.3 Aumentar as vendas
3.5 Reduzir custos:
* 3.5 Preparar-se para o amanhã
3.6 Otimizar o capital de giro:
4 Objetivos:
5.1 Melhoria do Atendimento;
5.2 Racionalização de Processos;
5 Desvantagens;6.3 Impactos Sociais;
6.4.1 Desemprego Tecnológico;
6 Presente;
7.4.2 Oportunidades;
7 Futuro;
8.4.3 Projeções;
8 Conclusão:
* Referencia Bibliográfica:

1 Introdução
O termo automação esta em moda, sendo usado por pessoas que nem sabem o significado e a empregabilidade deste, ou pior falam de automação descrevendo outras fases da modernização,da inovação tecnológica.
Desde o inicio das civilizações o homem vem se modernizando, vem inovando na forma de realizar tarefas com o menor esforço físico e mental possível.
Dentro do conceito de automação que tinha antes deste estudo era a aplicação e a atuação da automação. Houve uma quebra de paradigmas em minha visão, pois, como todos, ou a grande maioria dos acadêmicos deste curso, temosuma visão voltada ao processo que estamos inseridos.
Por trabalharmos dentro de uma indústria metalúrgica, temos uma visão limitada e direcionada a estes processos industriais. Com a vantagem de podermos nos aperfeiçoar neste seguimento industrial.
Praticamente temos contato continuo com a automação em nossa vida diária, desde o acordar ate o dormir, pois realizamos uma intervenção em umaparelho que vai trabalhar durante o nosso sono e nos acordar pela manhã, o relógio despertador e um exemplo de automação. Outro exemplo simples e a televisão, as atuais só faltam arrumar a almofada do sofá para acomodarmos a cabeça. Você chega cansado do trabalho ou da faculdade, mas o sono ainda não chegou então você programa o timer para desligar o aparelho a XX horas a partir daquele momento.Existem inúmeras outras formas de automação que podemos citar, todas já fazem parte de nossas vidas e nem nos damos conta, o uso de um elevador, de um GPS, um relógio, um celular, etc..
Podemos dizer que a automação e o grande facilitador da vida moderna, mas isso faz parte da evolução da vida moderna.
Para poder entender o que e automação, temos que definir outros processos anteriores a este. Quesão a mecanização e autonomação, devemos primeiramente buscar as definições para cada uma das fases da automação.

2 Definições
2.1 Mecanização.
* Mecanização é o uso de máquinas para substituir o trabalho manual ou animal, e também pode-se referir ao uso delas para auxiliar uma operação humana. A mecanização também levou o desemprego aos trabalhadores rurais, visto que a mão-de-obra foisubstituída por máquinas como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e outras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.
pt.wikipedia.org/wiki/Mecanização

* Todo o tipo de operação de reposição que utiliza algum equipamento ou sistema que substitua a mão-de-obra humana (carrinhos manuais ou hidráulicos)
www.portaldomarketing.com.br/dicionario_de_logistica/M.htm

2.2 Autonomação.
*Autonomação descreve um recurso de projeto de máquinas para desempenhar o princípio de "Jidoka" utilizado pelo Sistema Toyota de Produção. Autonomação, ou Jidoka, pode também ser descrito como "automação inteligente'" ou "automação com toque humano". Este tipo de automação implementa algumas funções supervisoras antes das funções de produção. Na Toyota isto geralmente significa que, se uma...
tracking img