Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falas – Radiação

Tudo é composto por átomos; e ele possui pequenas partículas (prótons: positivos, nêutrons: carga nula e elétrons: carga negativa). Os prótons e os nêutrons ficam no núcleo, e oselétrons circundam órbitas ao redor deles.
A radiação são ondas eletromagnéticas (como o sol) ou partículas que se propagam com diferentes velocidades, e podem ter intensidade e massas diferentes.Elas possuem energia, carga elétrica e magnética, e podem ser utilizadas de forma boa ou ruim. Um átomo torna-se radioativo quando recebe um próton ou nêutron a mais.
Os primeiros sinais da radiaçãosurgiram em 1896, quando Henri Becquerel observou, através de um experimento, a capacidade de um certo tipo de átomo em sensibilizar uma fotografia.
A cientista polonesa Marie Sklodowska Curie(1867-1934) e seu marido Pierre descobriram que existiam elementos com partículas radioativas maiores do que as antes observadas por Henri. Em 1898 e em 1899 descobriram, respectivamente, elementosradioativos: o polônio e o rádio.
Após um experimento feito por Ernest Rutherford em 1897 com elementos radioativos, descobriu que haviam diferentes tipos de radiação: as alfa (carga positiva, pois eramatraídas por uma placa magnética negativa) e beta (carga negativa, pois eram atraídas por uma placa magnética positiva). Posteriormente, Rutherford descobriu que as radiações alfa possuim doisprótons e dois nêutrons. PS: SABER QUE POSITIVO/NEGATIVO SE ATRAEM, E POSITIVO/POSITIVO OU NEGATIVO/NEGATIVO SE REPELEM.
Em 1900, Paul Ulrich repetiu a experiência de Rutherford, e percebeu que haviapartículas radioativas que não eram afetadas por nenhuma das placas, as radiações gama.
As radiações alfa são mais fracas, e podem penetrar em papel. Já as radiações beta podem atravessar o papel epenetrar em alumínio. As radiações gama são as mais fortes, e podem atravessar papel, alumínio e chumbo. Somente as radiações beta e gama podem penetrar no tecido humano.
A radioatividade, desde sua...
tracking img