Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Pelotas
Curso de Engenharia Civil
Disciplina de Construção Civil
Professor Ricardo Terra


Argamassas




Nome: Mariela Vieira Peixoto da Silva
Data:14/06/12

Argamassa
Argamassa é a mistura íntima e homogênea de aglomerante de origem mineral, agregado miúdo, água e, eventualmente, aditivos, em proporções adequadas a uma determinada finalidade, comcapacidade de endurecimento e aderência.
As argamassas são empregadas com as seguintes finalidades:
 Assentar tijolos e blocos, azulejos, cerâmica, ladrilhos, etc.
 Impermeabilizar superfícies;
 Regularizar (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos.
 Dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, texturizado, etc.).

Tipos de Argamassas
As argamassassão classificadas, segundo a sua finalidade, em argamassas para assentamento de alvenarias, para revestimento e para assentamento de revestimentos.
Argamassas para assentamento
As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou
tijolos das alvenarias.Dependendo do tipo de bloco ou tijolo, podem ser utilizadas diversas técnicas de assentamento com argamassa. Normalmente ela écolocada com colher de pedreiro, mas podem ser utilizadas também bisnagas. As três primeiras fiadas de uma parede de blocos ou tijolos devem ser revestidas inicialmente com uma camada de argamassa de impermeabilização, que protege a parede contra a penetração da umidade.
Argamassas para revestimento
Usualmente são aplicadas três camadas de argamassa em uma parede a ser revestida:
 Chapisco: primeiracamada fina e rugosa de argamassa aplicada sobre os blocos das paredes e nos tetos. Sem o chapisco, que é a base do revestimento, as outras camadas podem descolar e até cair.
 Emboço: sobre o chapisco é aplicada uma camada de massa grossa ou emboço, para regularizar a superfície.
 Reboco: é a massa fina que dá o acabamento final. Em alguns casos não é usado o reboco, por motivo de economia.Geralmente tem em seu traço o uso de areias mais finas, pois servem para dar o acabamento ao revestimento.
Em alguns casos, como em muros, o chapisco pode ser o único revestimento.
Por sobre as argamassas de revestimentos podem ser aplicados outros acabamentos como textura, massa corrida, pintura, areias quartzo, estuque veneziano etc.
O acabamento destes revestimentos pode ser sarrafeado oudesempenado.
Argamassa para assentamento de revestimentos
Revestimentos como azulejos, ladrilhos e cerâmicas são aplicados sobre o emboço. Para esta aplicação, também são utilizadas argamassas.
No piso, utiliza-se uma camada de contrapiso e pode-se dar o acabamento por sobre esta camada. Este acabamento é conhecido como cimentado. O contrapiso é uma camada de argamassa de regularização e denivelamento.
Argamassa de Cal
Argamassa na qual o aglomerante é uma Cal.
Argamassa de Cimento
Argamassa na qual o aglomerante é um cimento, com aplicações em que a resistência mecânica é a mais exigida.
Argamassas Mistas de Cimento, Cal e Areia.
Argamassa na qual os aglomerantes são o cimento e a cal, em proporções adequadas à finalidade a que se destinam.
Uso e propriedades da Cal: Naconstrução civil, a cal tem emprego extremamente variável, servindo para argamassas (de assentamento e de revestimento - emboço e reboco – pintura, misturas asfálticas, estuques, etc.). Na construção predial, o principal uso da cal dá-se como aglomerante em argamassas mistas de cimento, cal e areia. As principais propriedades da cal nas argamassas são:
 Proporciona economia por ser um aglomerante maisbarato que o cimento. Nesse sentido, é importante lembrar que a dosagem das argamassas é feita em volume, enquanto a compra é realizada em peso. Dessa forma, enquanto um saco de cimento pesa 50 kg e tem volume de aproximadamente 42 l, o mesmo peso de cal, além de ter custo reduzido, tem o volume de cerca de 60 l a 90 l(dependendo do tipo III ou I).
 Permite maior capacidade de incorporação de...
tracking img