Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8




1 INTRODUÇÃO



A gestão empresarial pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passosa darem seguidos pela organização em direção ao alcance dos seus objetivos. Temos a contabilidade vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais. Os responsáveis pela administração das organizações (gestores dos negócios) precisam entender e enxergar o controle em toda a sua extensão e potencialidade, como meio de alcançar os objetivos organizacionais.Quando essa visão for assimilada, poderá o processo de controle ser aplicado de forma eficaz, servindo como ferramenta útil ao processo de tomada de decisão.
Para isso, as organizações têm investido em tecnologia e em estudos para conceber métodos eficazes de tratamento das informações extraídas da contabilidade e que estão no ambiente organizacional, interno e externo buscando assim, a excelênciaempresarial.


2 DESENVOLVIMENTO


2.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL



Partindo desse enfoque organizacional, por analogia, pode-se visualizar a Contabilidade como um sistema nervoso que serve de elo entre a administração e as áreas de execução. Existe uma dependência das partes, uma vez que todas estão ligadas intencionalmente para manter o organismo empresarial emfuncionamento. Dentre as ferramentas utilizadas na gestão dos negócios, a contabilidade, sempre mereceu lugar de destaque, como sendo a ferramenta mais importante para se administrar um negócio. Através da contabilidade que se tem idéia da real situação financeira do negócio, permitindo através destes conhecimentos a escolha da melhor maneira de administrar a suaempresa. Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental. Existe uma dependência das partes, uma vez que todas estão ligadas intencionalmente para manter oorganismo empresarial em funcionamento.


2.2 PROCESSO ADMINISTRATIVO


O processo administrativo é basicamente formado pelas quatro funções do administrador – Planejar, organizar, dirigir e controlar. O Planejamento torna possível perceber a realidade, avaliar os meios, construir um referencial futuro, estruturando o melhor caminho e reavaliar todo o caminho a que oplanejamento se destina. É um processo que escolhe e organiza ações.


2.2.1 PLANEJAR


É a primeira função do administrador, que determinam quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. Existem quatro tipos de planos: os procedimentos relacionados ao método de trabalho, os orçamentos relacionados ao dinheiro aser gasto/investido, as programações ou cronogramas relacionados às atividades ao longo do tempo, e as normas e regulamentações relacionadas ao comportamento do indivíduo.


2.2.2 ORGANIZAR


Determina as atividades específicas necessárias às pessoas e seus cargos. A estrutura organizacional não depende somente dos objetivos, mas também das condições ambientais e externas àorganização.
A organização é o resultado da combinação de todos os elementos orientados a um objetivo em comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.


2.2.3 DIRIGIR



E a função mais difícil de definir, devido sua complexidade e variedade de conceitos. Esse trabalho não pretende fazer uma grande discussão sobre aos diferentes estilos de liderança e suas...
tracking img